Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

17/11/2020

Webinar aborda boas práticas contra a covid-19 na região Sul

Dando continuidade a série de webinars sobre as “Boas Práticas em Responsabilidade Social durante a Pandemia”, da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), foram apresentados durante o 5º encontro on-line, cases de sucesso de empresas e entidades das regiões Sul e também Sudeste.

A presidente da Comissão de Responsabilidade Social da CBIC Ana Claudia Gomes mediou o evento e falou sobre a importância do compartilhamento das boas práticas e da atuação das entidades nesse momento da crise sanitária.

Durante o evento, representantes do Sindicato das Indústrias da Construção Civil (Sinduscon) do Rio Grande do Sul, Rafael Garcia e Rafael Lonzetti, apresentaram uma pesquisa que vem sendo constantemente atualizada, com aproximadamente 50 empresas, para mostrar a os dados da pandemia nos canteiros de obras. “As ações do sindicato buscaram confirmar que a construção civil não era atividade de risco para a covid-19”, comentou Garcia.

Já Gabrielle Franchia, assistente de RH da empresa de engenharia A. Yoshii apresentou as ações desenvolvidas para a saúde mental do trabalhador. Após uma pesquisa interna mostrar que 96% da equipe de trabalho acreditava ser importante investir em saúde mental, a empresa elaborou uma série de ações com apoio de psicólogos, entre as quais, por exemplo, a orientação de exercícios de respiração para controle da ansiedade.

De acordo com Ivan Nowicki, representante da empresa Cron Engenharia, uma das ações internas de maior sucesso da companhia aconteceu de forma natural. Foi a confecção de máscaras solidárias, uma iniciativa dos familiares dos trabalhadores. Outra ação muito relevante que a Cron criou foi o treinamento de higiene básica, com orientação presencial em como lavar as mãos e usar corretamente as máscaras. “Estamos trabalhando diariamente com soluções simples, de rápida implementação, que possam contribuir na prevenção contra a disseminação da covid-19”, ressaltou Nowicki.

Já Ana Strassburger, representante do Sindicato da Indústria e Artefatos de Concreto Armado (Sinduscon) da região Oeste de Santa Catarina conta que o sindicato realizou uma pesquisa de março a julho sobre as ações de combate à covid- 19, com aproximadamente 80 empresas, e os resultados foram positivos. De acordo com a pesquisa, 100 % das empresas associadas disponibilizaram álcool 70 %, 88,2% implantaram escala de horários diferentes para a utilização de refeitórios, 94,1 % realizaram higienização de ferramentas e utensílios e 100% forneceram EPIs diferenciados.

Jorge Luiz Correia de Sá, representante do Serviço Social da Indústria da Construção Civil (Seconci) de Joinville (SC), apresentou ações relacionadas à segurança na medicina de trabalho, tanto para a covid-19, quanto para a dengue. “O Sindicato deu apoio significativo nos canteiros de obras de Joinville e região”, concluiu. No caso, os médicos do trabalho foram até os trabalhadores nos canteiros. De acordo com Correia de Sá, houve um total de 215 visitas.

Cleonice dos Santos, representante da empresa Rotesma Artefatos de Cimento, tratou sobre adaptações no formato do trabalho, como o home office da equipe da parte administrativa, mas que a equipe de produção não precisou por ficar em uma área mais ventilada. “Com a pandemia a saúde das pessoas entrou em foco”, comentou. Ela contou ainda que houve muito engajamento e uma boa comunicação interna foi fundamental para a produtividade.

Durante o webinar, além dos cases da região Sul, houve também o compartilhamento das boas práticas da empresa do estado de São Paulo, a MPD Engenharia que atua nacionalmente. O executivo Carlos Cristofani contou que a comunicação interna foi fundamental para a continuação do trabalho em home office com o uso de novos canais. “Houve muita demanda da equipe de Tecnologia da Informação”, citou.  A MPD mostrou também que valoriza os talentos dos funcionários, tanto técnicos, quanto artísticos. Um deles inventou um equipamento para higienização de ferramentas que vem sendo utilizado e uma dupla de colaboradores criou um rap para levantar o astral nesse momento da crise sanitária.

A matéria tem interface com o Mapeamento de Boas Práticas em Responsabilidade Social no setor da construção durante a pandemia da covid-19 e é parte integrante do “Projeto Responsabilidade Social e a Valorização do Trabalhador”, realizado pela Comissão de Responsabilidade Social (CRS) da CBIC, com correalização do Serviço Social da Indústria (Sesi Nacional).

 

 

 

 

 

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Aconvap
Sinduscon-SM
Sinduscon-MA
Sinduscon-PR
Sinduscon-PLA
Associação Nacional de Correspondentes Caixa Aqui
Sinduscon Anápolis
Sinduscon PR – Noroete
AELO
Sicepot-RS
Ademi – DF
Sinduscon-Oeste/PR
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea