Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

06/07/2018

Vinte e sete anos do Seconci-GO: um trabalho que vai além dos exames admissionais e demissionais

Com mais de 87 mil atendimentos em 2017, instituição celebra melhora na qualidade vida dos trabalhadores com assistência à saúde ocupacional e prevenção de acidentes de trabalho

Quando ouvimos falar sobre Saúde e Segurança no Trabalho lembramos, quase sempre, somente dos procedimentos de exames admissionais e demissionais ou da imagem do técnico de segurança do trabalho cobrando o uso dos Equipamentos de Proteção Individual, os EPIs. Porém, as atividades e programas de saúde e segurança do trabalho desenvolvidas pelas empresas vão muito além dos trâmites administrativos e têm como foco principalmente a qualidade de vida e a saúde do trabalhador, o que reflete diretamente em sua produtividade.

A recepcionista Tanea Silva Machado de Andrade, 53 anos, conta que por vários anos sofreu com os males provocados pelo vício do cigarro. A solução do problema veio após sua participação no Projeto Combate ao Tabagismo na Construção, desenvolvido pelo Serviço Social da Indústria da Construção no Estado de Goiás (Seconci-GO) – entidade que há 27 anos assessora e presta serviços a construtoras e incorporadoras na área de saúde e segurança do trabalho.

Tanea conta que, por meio do apoio da empresa e a ajuda do projeto do Seconci-GO, conseguiu parar de fumar e melhorar sua saúde, tanto física quanto emocional. “Parei de fumar desde abril deste ano, minha respiração está bem melhor e estou com mais disposição para realizar minhas atividades tanto no trabalho quanto na vida pessoal”, diz a recepcionista que integra a equipe administrativa da FR Incorporadora, uma das mais de 260 empresas associadas ao Seconci.

A história de Tanea é um bom exemplo de como ações e programas sobre Saúde e Segurança no Trabalho têm um foco mais amplo sobre o bem-estar dos trabalhadores. O presidente do Seconci-GO, Célio Eustáquio de Moura, destaca, inclusive, que a indústria da construção, que por anos sofreu com o estigma de ser um setor com altos índices de acidente e de doenças ocupacionais, tem apresentado êxito em suas ações nessa área, conquistando uma significativa redução das ocorrências. Segundo dados do Anuário Estatístico de Acidentes de Trabalho (Aeat) do INSS, o setor acumula quatro anos consecutivos de queda no número de acidentes no Brasil. Entre os anos de 2013 e 2016 a redução foi de mais de 50% no total de registros.

De acordo com Célio Eustáquio, esses resultados positivos se devem, em grande parte, às ações contínuas que têm aprimorado o dia a dia das empresas e promovido a conscientização de trabalhadores. “Hoje as empresas já entendem muito bem que não basta só evitar os acidentes, é preciso manter a saúde do trabalhador de forma integral – física e mental – gerando qualidade de vida, o que implica diretamente no resultado do trabalho realizado”, frisa o presidente do Seconci-GO.

COMPROMETIMENTO

Esse comprometimento das empresas da construção civil com a prevenção de acidentes e com o bem-estar dos seus trabalhadores deu origem ao Seconci em vários estados brasileiros, a partir de 1964. Em Goiás, a instituição completa neste mês de julho 27 anos de serviços prestados à saúde e à segurança do trabalhador.

Em 2017, foram realizados mais de 87 mil atendimentos gratuitos aos trabalhadores do segmento. Para Célio Eustáquio, hoje, o setor comemora a evolução no atendimento à saúde integral do trabalhador. “Não trabalhamos somente por números. Esses refletem apenas o resultado dos cuidados e ações preventivas feitas para os profissionais, que antes de tudo são pessoas, e necessitam estar bem para trabalhar com segurança”, destaca.

AMPLA ASSISTÊNCIA

Dentro de uma proposta ampla de assistência à saúde ocupacional e prevenção de acidentes, o Seconci-GO oferece gratuitamente aos colaboradores das empresas associadas, e seus dependentes, atendimentos gratuitos nas áreas de odontologia; consultas médicas ocupacionais, emissão de Atestado de Saúde Ocupacional (ASO) e consultas de clínica geral, cardiologia, oftalmologia e ortopedia. A instituição também realiza exames laboratoriais e ocupacionais como audiometria, espirometria, outros.

Em sua sede no Setor Jardim América, em Goiânia, o Seconci-GO possui ainda um posto de coleta para exames laboratoriais e um Centro de Diagnóstico em Cardiologia com estrutura completa para exames do coração, como teste ergométrico, m.a.p.a, holter, eletrocardiograma, ecocardiograma, doppler das carótidas e ultrassonografia.

Outros serviços oferecidos pelo Seconci-GO são: fisioterapia e sessões de pilates, atendimento na área de serviço social e psicologia. Diversos desses serviços são realizados no Seconci por meio de parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi Goiás).

Para apoiar as empresas no atendimento à legislação sobre saúde e segurança ocupacional, a instituição também realiza a elaboração do Programa de Controle Médico da Saúde Ocupacional (PCMSO); oferece qualificação dos trabalhadores da construção por meio dos treinamentos admissionais, e realiza periodicamente visitas e ações educativas, como palestras, nos canteiros de obras.

A prevenção de acidentes e de doenças ocupacionais ganha destaque no trabalho do Seconci-go que desenvolve projetos ligados à saúde mental, ao combate ao tabagismo, à prevenção de doenças silenciosas, que visam detectar possíveis problemas de saúde do trabalhador em fase precoce. Pensando até mesmo no bem-estar da família, é desenvolvida iniciativa aberta às trabalhadoras e esposas gestantes dos trabalhadores, visando prepará-las para a chegada do filho – o Projeto Mamãe & Papai Corujas, além da realização de ação de combate ao mosquito Aedes Aegypti, incentivando todos os envolvidos a adquirirem o hábito de verificar e combater os possíveis criadouros e focos do mosquito.

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-PR
Sinduscon-BC
ADIT Brasil
Sinduscon-Costa de Esmeralda
Sinduscon-BNU
Sinduscon-RO
Assilcon
SECOVI-GO
ADEMI-AM
Sinduscon-GO
Sinduscon – Norte
Sinduscon-AM
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea