Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

20/04/2015

Viena planeja construir o edifício de madeira mais alto do mundo

"Cbic"
20/04/2015

BOL – 20 de abril

Viena planeja construir o edifício de madeira mais alto do mundo

Anna Torrents. Viena, 20 abr (EFE).- Evoluir das cabanas de madeira de nossos antepassados aos arranha-céus em prol do meio ambiente e da sustentabilidade. Esse é o objetivo dos idealizadores de HoHo, um edifício de 84 metros que, quando ficar pronto em 2018, em Viena, será o mais alto do mundo construído com madeira. "Pessoalmente, penso que é absolutamente necessário reduzir o consumo de energia na indústria da construção, e por essa razão o interesse em construir com madeira é cada vez maior", explicou à Agência Efe Gert Walden, chefe de imprensa do RLP Rüdiger Lainer Partner, escritório de arquitetura responsável pelo projeto. Segundo a empresa, na construção desse edifício foram emitidas 2.800 toneladas de CO2 a menos que em uma estrutura de concreto, o que equivale a dirigir um carro 40 quilômetros por dia durante 1.300 anos. A ideia de HoHo consiste em duas torres 75% feitas com madeira, uma delas com uma altura de 84 metros e dividida em 25 andares.

Para reforçar essa marca ecológica, o plano é usar apenas madeiras produzidas na Áustria, onde 47% do território é coberto de florestas. Nos pilares será usada madeira de faia, enquanto as paredes e os tetos usarão pícea, uma árvore parecida com o pinheiro. O uso da madeira e a instalação de painéis solares permitirá que o edifício seja considerado passivo em relação ao consumo de energia, ou seja, será praticamente autossuficiente em calefação e refrigeração. Segundo Walden, o consumo energético no edifício será de 15 kWh/m²/ano, enquanto a média de consumo na Europa é de 130 kWh/m²/ano. O projeto é uma ideia de Caroline Palfy, diretora-executiva da promotora austríaca Cetus Baudevelopment. Segundo ela, a razão principal pela qual se escolheu a madeira como materialprincipal foi pelos benefícios ambientais em comparação a outros materiais, como aço e concreto. "Como mãe de duas crianças, o uso responsável dos recursos é primordial.

Por isso queremos que HoHo represente sustentabilidade", argumentou. O custo do projeto é estimado em aproximadamente 60 milhões de euros e sua filosofia, segundo Palfy, corresponde ao conceito de "tudo sob um mesmo teto". O edifício visa reunir o trabalho, o lazer e a família em um só lugar, oferecendo serviços de hotelaria e restauração, apartamentos e escritórios para alugar e dedicando um espaço às áreas de saúde, beleza e bem-estar. Um conceito de cidade inteligente que se encaixa bem no local onde devem ser erguidas as torres de madeira: Seestadt Aspern, em Viena, um lugar precursor na Europa em desenvolvimento urbano sustentável e no uso responsável de recursos. No entanto, para que HoHo possa se tornar realidade em 2018, seus idealizadores ainda precisam esclarecer às autoridades questões relativas à segurança do projeto. "Ainda precisamos dos resultados de vários testes que garantam que a segurança deste edifício de madeira é comparável à de qualquer outro feito de concreto", disse Christian Wegner, porta-voz do serviço de bombeiros de Viena.

O escritório de arquitetura garante que o sistema de proteção contra incêndios foi projetado em cooperação com as autoridades urbanísticas e atende as exigências específicas para edifícios de madeira.

 

"Cbic"

 

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-BC
Sinduscon-MG
Aconvap
ASEOPP
Sicepot-RS
Sinduscon – Vale
Sinduscon – Norte
SINDICIG
Ademi – DF
Sinduscon-Vale do Itapocu
Sinduscon-RO
Sinduscon-Brusque
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea