Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

22/07/2021

VI Encontro Nacional de SST: 2º dia discute NR-18 e PGR

A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), com a correalização do SESI Nacional, e em parceria com o Seconci Brasil e o Seconci-SP, promoveu nesta quinta-feira (22) o segundo dia do o “VI Encontro Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho na Indústria da Construção”. O primeiro painel abordou as principais mudanças e alterações da NR-18. Já no segundo, foi discutido o Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) na construção civil.

O primeiro painel teve a participação dos auditores fiscais do trabalho, Antônio Pereira e Flavio Nunes. A CBIC foi representada pelo presidente do SECONCI-SP, Haruo Ishikawa.

Durante a abertura, Ishikawa afirmou que a NR-18 agora é uma norma de gestão, indicando o que deve ser feito pela saúde e segurança dos trabalhadores.

Já o engenheiro de Segurança da FIESP, Luiz Antônio Chiummo, disse que é uma grande modificação. “Estamos vivendo um marco histórico. É uma modificação muito grande que nunca vi na minha carreira, algo tão dinâmico acontecendo. Mas esse já era um pleito antigo dos empresários, no sentido de abrir o ambiente de negócios e rever essas normas para que elas fossem mais simplificadas, desburocratizadas, fazer toda uma consolidação com a legislação trabalhista, ampliando a transparência, segurança jurídica, corrigindo excessos e aspectos dúbios.”

Durante o seminário, Flávio Nunes e Antônio Pereira explicaram e deram exemplos das alterações da NR-18. Dentre elas estão:

– As áreas de vivência devem ser projetadas de forma a oferecer, aos trabalhadores, condições mínimas de segurança, de conforto e de privacidade e devem ser mantidas em perfeito estado de conservação, higiene e limpeza, contemplando as seguintes instalações: instalação sanitária, vestiário, local para refeição e alojamento, quando houver trabalhador alojado.

– Fica proibido reutilizar contêiner originalmente utilizado para transporte de cargas em área de vivência.

– Os compartimentos de chuveiros devem ser individuais e mantidos em condição de conservação, limpeza e higiene; dispor de água quente e fria; ter piso e paredes revestidos de material impermeável e lavável, entre outros.

Para ver a explicação completa, assista ao evento no YouTube.

Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR)

O segundo painel abordou o tema “GRO e PGR – Programa de Gerenciamento de Riscos na Construção Civil” e contou com a moderação do gerente de Segurança Ocupacional do SECONCI-SP, José Bassili.

Os expositores foram: o auditor fiscal do trabalho, Rodrigo Vaz, e o auditor fiscal do trabalho aposentado e consultor de SST, Gianfranco Pampalon.

O Rodrigo Vaz apresentou sobre o Gerenciamento de Riscos Ocupacionais (GRO) na construção civil, que é o conjunto de ações coordenadas de prevenção que têm por objetivo garantir aos trabalhadores condições e ambientes de trabalho seguros e saudáveis.

Sobre o Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR), de acordo com a apresentação, são obrigatórias a elaboração e a implementação do PGR nos canteiros de obras, contemplando os riscos ocupacionais e suas respectivas medidas de prevenção.

Além disso, o PGR deve ser elaborado por profissional legalmente habilitado em segurança do trabalho e implementado sob responsabilidade da organização.

“Quanto melhor for a gestão de SST, menor será a probabilidade de acidentes e doenças ocupacionais. Gerenciar riscos auxilia as organizações no estabelecimento de estratégias para atingir seus fins”, afirmou Gianfranco.

Assista ao evento completo

Mais informações sobre os painéis desta quinta-feira (22) no período da tarde serão disponibilizadas amanhã (23) no site da CBIC.

A iniciativa tem interface com o projeto “Realização/Participação de/em Eventos Temáticos de RT/SST” da Comissão de Políticas e Relações Trabalhistas (CPRT) da CBIC, em correalização com o Sesi Nacional.

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-Porto Velho
Sinduscon-MA
Sinduscon-PR
Sinduscon-MS
Aconvap
Sinduscon-PE
Sinduscon-Brusque
Sinduscon-TAP
Sinduscon-Caxias
Ademi – PE
Abrainc
SECOVI-SP
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea