Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

14/10/2021

Veja explicações sobre o cenário político e econômico por Leonardo Barreto

O Quintas da CBIC de hoje (14) debateu o momento político e temas relevantes do 93º Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic). O presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), José Carlos Martins, recebeu o cientista político Leonardo Barreto na live.

Durante sua fala, Barreto explicou o cenário político e econômico atual brasileiro. O cientista político afirmou que o Brasil teve uma depreciação do seu câmbio maior do que países que são importadores de commodities. “Houve um nível de imprevisibilidade e um problema institucional que afastou os investidores. A proximidade do processo eleitoral do ano que vem é um evento que já tradicionalmente faz isso também.”

O especialista ressaltou que a política se tornou preponderante no ancoramento das expectativas econômicas. “Esse é um governo que teve um nível de sucesso muito grande na sua agenda econômica. Conversando com um economista-chefe de um fundo de investimentos, ele indicou que 80% da agenda econômica que foi contratada em 2018, com a eleição do presidente Bolsonaro, já foi entregue. Marcos regulatórios, que há muitos anos estavam na fila, passaram. Só que a agenda econômica que o governo escolheu, é uma agenda liberal, que tem a característica dos resultados serem a longo prazo.”

De acordo com o cientista político, governos liberais, especialmente em países com necessidades muito grandes e de curto prazo como o Brasil, têm dificuldade de sustentar essa agenda, pois os resultados são longos, de vários ciclos políticos.

Barreto explicou que a aposta do governo atualmente é na instituição de um programa distributivo, o Auxílio Brasil. “É bastante agressivo e vai quase duplicar o valor de bolsa recebido pelas pessoas, além de aumentar o número de beneficiários. O objetivo é recuperar espaço e popularidade para ser competitivo ano que vem.”

No fim da sua fala, Barreto reiterou que, com a baixa da temperatura política, o país vai experimentar um momento muito bom do ponto de vista econômico. “Eu sempre bato nessa tecla quando falo com líderes empresariais como vocês. O papel das lideranças é promover conversas e debates que são necessários para construção de sofisticação para a gente conversar sobre o Programa de Paris, entre outros. Eventos como o Enic permitem que os empresários participantes ajam como agentes de capilaridade de ideias, discussões e conversas. Hoje vocês estão conversando com o presidente e amanhã estão em um canteiro de obras conversando com trabalhadores.”

Sobre o Enic, o presidente da CBIC passou a programação do evento e convidou os espectadores do Quintas para participarem. “Nós temos uma grande oportunidade de discutir temas cruciais para o nosso setor, principalmente para o futuro dele, porque com todas as mudanças que temos tido e teremos, nós precisamos estar muito envolvidos e entendendo bastante.”

Confira o Quintas da CBIC na íntegra e saiba todos os detalhes!

Nesta edição, o Enic será na palma da sua mão. É o maior evento da indústria da construção na tela do seu celular – online e gratuito! Para se inscrever basta se cadastrar no link: https://enic.org.br/

O 93º Enic é uma realização da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e conta com apoio do Serviço Social da Indústria (Sesi Nacional), do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional) e de entidades do setor, com patrocínio do Sebrae, OrçaFascio, Konstroi, Agilean, Brain Inteligência Estratégica, Mútua e Predialize.

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
AELO
Sinduscon-MA
Sindicopes
Sinduscon-PR
Sinduscon – CO
Sinduscon – Vale do Piranga
Abrainc
AEERJ – Associação das Empresas de Engenharia do Rio de Janeiro
Ademi – PE
Sinduscon PR – Noroete
Sinduscom-VT
Sinduscon-MT
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea