Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

12/03/2013

Vaivém de modelos atrasa leilões na área de logística

"Cbic"
12/03/2013

Reuters Brasil

Vaivém de modelos atrasa leilões na área de logística

Por Leonardo Goy
BRASÍLIA, 11 Mar (Reuters) – Se nos setores de energia e telecomunicações o modelo de novas concessões de serviços e ativos tem tido relativa estabilidade nos últimos anos, em transportes e logística o governo federal vem testando fórmulas e fazendo ajustes em editais, o que tem atrasado leilões, principalmente de rodovias e ferrovias.
Alguns investidores se queixam de que suas ponderações não estão sendo levadas em conta pelo governo, o que leva a erros que acabam resultando na necessidade de mudar os editais.
"É republicano chamar os empresários para discutir, ver se eles aceitam o risco e o retorno proposto para um projeto", disse um executivo de uma das principais empresas do setor de concessões no país, sob condição de anonimato. "As coisas são feitas em gabinetes, e depois eles soltam e, se colar, colou."
Esse investidor cita, em particular, o caso das concessões dos trechos mineiros das BRs 040 e 116, planejadas desde o governo Lula. O governo chegou a marcar a licitação para o dia 30 de janeiro deste ano, mas a cinco dias da data combinada, anunciou o adiamento para reformular o edital.
E para essas duas rodovias as mudanças serão relevantes, envolvendo desde a redução da projeção de crescimento do tráfego da via –o que altera a estimativa de receita– até a ampliação dos prazos de concessão e de financiamento.
"Parece que esperam não dar certo para depois corrigir", disse o executivo.
No fim do mês passado, empresários que fazem parte do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) criticavam a falta de diálogo na elaboração do plano de investimentos em logística.
"O governo desenhou um modelo que não foi aceito pelo mercado, que preservou pouco a lucratividade e aí não adianta", disse o presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Paulo Simão Safady.

 
"Cbic"

 

COMPARTILHE!

Maio/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-TO
Sinduscon-SE
AEERJ – Associação das Empresas de Engenharia do Rio de Janeiro
Sinduscom-VT
Sinduscon-Pelotas
Sinduscon-Joinville
Sinduscon-Porto Velho
Ademi – DF
Sinduscon-GO
Sinduscon-BA
Sinduscon-BNU
Sinduscon-JP
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea