Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

15/05/2020

Trabalhadores da construção do PA receberão orientações após lockdown

Em ação conjunta, o Sindicato da Industria da Construção Civil (Sinduscon-PA) e a equipe de Saúde e Segurança do Trabalho do Serviço Social da Indústria (Sesi Pará) visitarão, logo após o encerramento do lockdown em Belém, 50 canteiros de obras da Região Metropolitana para repassar aos trabalhadores da construção civil informações sobre o enfrentamento à pandemia do novo coronavírus (Covid-19),

A ação visa orientar os trabalhadores sobre saúde e segurança para prevenir o contágio pelo coronavírus  na retomada das atividades.

Segundo o presidente do Sinduscon-PA, Alex Carvalho, o objetivo é sistematizar, padronizar e fortalecer ações que já vinham sendo realizadas pela entidade nos canteiros de obra e junto aos demais trabalhadores da construção civil, com divulgação de conteúdos educativos sobre higiene e segurança relacionados ao coronavírus e distribuição de máscaras.

“A partir da parceria do Sesi Pará, pretendemos conseguir resultados maiores e mais eficazes, criando recursos para que as próprias empresas possam estar mais preparadas para atuar nesse cenário e para que os trabalhadores se sintam mais seguros em suas atividades”, explica Carvalho.

O Sinduscon-PA buscou parceria com o Sesi-PA e neste primeiro momento o trabalho será focado em ações de prevenção com metodologias específicas para gestores e operários e contará com uma equipe de técnicos e especialistas nas áreas de segurança, medicina do trabalho, enfermagem e odontologia. Entre os temas abordados estarão a higienização de equipamentos de proteção individuais (EPIs), de maquinários e ambiente de trabalho; higiene pessoal no ambiente de trabalho e doméstico; regime de trabalho frente ao distanciamento social ou isolamento; e higienização bucal. Também será realizada a triagem orientativa sobre sintomas da doença.

A iniciativa integra o Mapeamento de Boas Práticas em Responsabilidade Social no setor da construção durante a pandemia do coronavírus e é parte integrante do ‘Projeto Responsabilidade Social e a Valorização do Trabalhador’, realizado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), em correalização com Serviço Social a Indústria (Sesi Nacional).

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon – Norte
Sinduscon-RN
Sinduscon-MS
SINDUSCON SUL CATARINENSE
Assilcon
ANEOR
Sinduscon-MG
Sinduscon Chapecó
Ascomig
Sinduscon-PA
Ademi – ES
Ademi – RJ
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea