Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

07/03/2018

Termômetro Abramat aponta regularidade nas vendas das indústrias de materiais de construção em fevereiro

O Termômetro da Associação Brasileira das Indústrias dos Materiais da Construção (Abramat) sobre a expectativa do empresariado da cadeia da construção aponta otimismo do setor para os próximos meses, contrariando os dados de venda negativos indicados pela pesquisa do Índice de dezembro. A expectativa acerca do desempenho de vendas é considerado como Muito Bom ou Bom dentre 39% dos associados, superando em 10% os números de Janeiro.

A expectativa positiva para fevereiro, por parte do empresariado, também se reflete na queda do pessimismo. Enquanto que em Janeiro 33% dos associados considerou as vendas ruins ou muito ruins, a projeção de fevereiro pela pesquisa aponta apenas 9% das respostas nesses parâmetros. O motivo dessa perspectiva diferente pode ser explicado pelas expectativas no médio prazo. Enquanto que em dezembro apenas 9% dos associados viam a possibilidade de investimentos governamentais para os próximos 12 meses, esse número, em janeiro, atingiu a marca de 19%. O otimismo apontado também traz consequências para o nível de utilização da capacidade instalada, que caiu apenas 1% de dezembro para janeiro, apesar da brusca redução no faturamento dos associados mês passado.

A pretensão de investimentos, pelas próprias empresas, no médio prazo (próximos 12 meses) decresceu 3% de dezembro para janeiro, chegando na marca dos 67%. Apesar da queda, se comparar com os dados de janeiro de 2016 o resultado não é tão negativo, uma vez que no início de 2017 a mesma estatística apontava que apenas 48% dos associados planejava investir nas próprias empresas nos 12 meses que viriam a seguir.

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-DF
Sinduscon-RIO
AEERJ – Associação das Empresas de Engenharia do Rio de Janeiro
Ademi – DF
Sinduscon – Grande Florianópolis
Sinduscon-RO
Sicepot-PR
SECOVI-SP
Sinduscon-AC
Sinduscon-MG
Sinduscon Anápolis
SINDUSCON – SUL
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea