Logo da CBIC

Agência CBIC

30/09/2020

Termina discussão sobre a Emenda de Desempenho Térmico da ABNT NBR 15575

Terminou nesta quarta-feira (30) a discussão do texto da Emenda de Desempenho Térmico da norma de Edificações habitacionais – Desempenho (ABNT NBR 15575 – Partes 1 a 6), em reunião Plenária da CE-002:136.001 “Desempenho de Edificações”. Foram apresentadas e discutidas as mudanças no projeto de texto, consensadas na última reunião Plenária (17/09/2020). Dentre elas, a transferência do texto sobre degradação da absortância à radiação solar das superfícies para Anexo Informativo, proposta da Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (Comat) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC).

“As discussões em torno das normas técnicas têm evoluído bastante em termos de representatividade e conteúdo, graças à utilização do recurso de reuniões virtuais, e o debate em torno do parâmetro térmico da norma de desempenho é emblemático neste sentido”, destaca o presidente da Comat/CBIC, Dionyzio Klavdianos.

Ainda segundo Klavdianos, “foram discussões em nível elevado, com a participação equilibrada de representantes de construtores, consultores , projetistas e fornecedores, que permitiram que se chegasse à redação de um texto melhor ao ora vigente, dentro do princípio acordado entre as entidades envolvidas na abertura dos trabalhos de revisão da ABNT- NBR / 15575 , de que não haveria alterações significativas, mas uma evolução progressiva, o que , na opinião da Comat, foi obtido. Ganha com isso a construção civil brasileira formal! Por fim , um agradecimento final ao coordenador do parâmetro de térmica na norma , o professor Roberto Lamberts da UFSC. Sua abertura para o diálogo e disposição para debate foram determinantes para que o trabalho de revisão deste primeiro item transcorresse de forma serena”.

A proposta da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), de alteração do Procedimento Simplificado de avaliação do desempenho térmico, foi apresentada pelo representante da Federação na Comissão, o engenheiro Rafael Possobon. A Comissão debateu a proposta e chegou ao consenso de que o texto do projeto de Emenda, quanto ao Procedimento Simplificado, deve permanecer, sem a alteração.

Aprovações

Ao final da reunião, os participantes da Plenária deliberaram que o texto final de Desempenho Térmico, da revisão da ABNT NBR 15575, seguirá para adequação de formato na ABNT e, em seguida, para Consulta Nacional.

O próximo tema a ser debatido, em reunião Plenária da CE-002:136.001, será o Desempenho Acústico, cujo texto preliminar proposto será pauta da próxima reunião do GANT/CBIC do dia 07/10/2020.

Para acompanhar as alterações de normas técnicas do setor da construção, acesse o Portal de Normas Técnicas da CBIC. O cadastro, gratuito, dá acesso às informações dessas e de outras Normas ABNT.

O acompanhamento e gestão das normas técnicas do setor integra o projeto ‘Inovação e Tecnologia’, realizado pela CBIC, por meio da sua Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (Comat(, com a correalização do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional).

COMPARTILHE!

Agenda de Eventos e Transmissões

Outubro/2021

Filtrar eventos

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

-

-

-

-

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

25Out(Out 25)17:0028(Out 28)17:00Semana da Construção – SindusCon-SP – Inovação, Tecnologia de Estruturas, Sistemas de Instalações Prediais e BIM17:00 (25) - 19:00 (28) Formato on-line, transmitido pelo Youtube do SindusCon-SP

Parceiros e Afiliações

Parceiros

 
Ademi – GO
Sinduscon – Norte
Sinduscon – Vale do Piranga
Sinduscon-Vale do Itapocu
Sinduscon-DF
Sinduscon-Teresina
Sinduscon-BA
Sinduscon PR – Noroete
Sinduscon-Costa de Esmeralda
Sinduscon-RR
Sinduson – GV
Sinduscon-AC
 

Clique aqui e veja todos os parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 
X