
AGÊNCIA CBIC
02/04/2012
Tecnologia a serviço da sustentabilidade
![]() |
02/04/2012 :: Edição 289 |
O Globo/BR 01/04/2012
Tecnologia a serviço da sustentabilidade Arquiteta fala de novidades apresentadas na Ecobuild, feira realizada em Londres
Maior feira de produtos sustentáveis para a construção civil do mundo, realizada de 20 a 22 de março em Londres, a Ecobuild 2012 apresentou muitas novidades para o setor. Entre os seus visitantes, a arquiteta especialista no assunto Viviane Cunha, que, convidada pelo Consulado Britânico, fez um levantamento para o Morar Bem sobre o que de mais interessante estava sendo lançado:
– É o quarto ano que vou à feira, mas fiquei muito impressionada como ela vem crescendo, e bem.
Entre os produtos, a arquiteta destaca lançamentos aparentemente simples, mas que podem facilitar a construção de prédios sustentáveis. Um deles é a espuma, criada por uma empresa holandesa, para ser usada em telhados verdes. Ela substitui a terra, já que o substrato está concentrado ali, tornando o processo mais rápido e fácil. Outro lançamento que impressionou Viviane foi o de uma pequena placa solar:
– A placa é colocada na janela, como uma fita plástica, e serve apenas para o controle remoto de cortinas. Mas é prática e barata: custa em torno de 100 libras.
Compensado feito de papel com aparência de revestimento de bancadas de cozinha (corian); cortiças para isolamento térmico com selo FSC e abrigo feito com pallets por estudantes da Universidade de Nottingham também chamaram a atenção da arquiteta, pelo inusitado dos materiais. Mas a área que talvez tenha merecido mais destaque foi a Innovation Zone (zona de inovação).
– É quase como um laboratório, ao vivo, do que está sendo produzido e pode chegar ao mercado nos próximos anos. Tem até softwares para cálculos de gasto de energia.
O evento teve mais de 1.500 expositores e 130 palestras. Tudo aberto ao público e com acesso gratuito.
|
|
![]() |