Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

27/03/2015

Técnicas de reabilitação urbana serão debatidas em seminário no dia 30

"Cbic"
27/03/2015

O Estado do Maranhão – 27 de março 

Técnicas de reabilitação urbana serão debatidas em seminário no dia 30

Evento acontecerá no salão nobre da Fiema com empresários da construção civil do MA 

 O Sindicato das Indústrias da Construção Civil (Sinduscon/MA), a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), a Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema) e o Senai realizarão, na segunda-feira, 30, o seminário Reabilitação e Renovação Urbana: Desafios e Oportunidades. O evento ocorrerá das 8h30 às 12h e das 14h às 17h no Salão Nobre da Fiema, no retorno da Cohama, e tem como público-alvo empresários da construção civil e sociedade em geral.

A abertura do seminário será feita às 8h30 pelo presidente do Sinduscon-MA, Fábio Nahuz; o presidente da CBIC, José Carlos Martins; e o presidente da Fiema, Edilson Baldez. Participarão também da solenidade o governador do Maranhão, Flávio Dino, e o prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior, e outras autoridades do Estado e do Município e do Ministério das Cidades.

Às 9h, serão iniciadas as palestras. A primeira será com o consultor João de Sousa, contratado pela CBIC, que apresentará o estudo Reabilitação de Áreas Urbanas Centrais. Em seguida, serão apresentados cases de Reabilitação através do Retrofit pelo vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), Teodomiro Diniz.

Palestra – Às 10h30, a superintendente do Instituto e Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no Maranhão, Kátia Bogéa, proferirá a palestra O PAC 2- Cidades Históricas como Instrumento de Requalificação Urbana do Centro de São Luís. Às 11h15, o presidente do Sinduscon-MA, Fábio Nahuz, e o secretário municipal de Urbanismo e Habitação, Diogo Lima, farão as considerações finais da manhã.

O evento terá continuidade às 14h, com o assunto: Operações Urbanas Consorciadas no Estatuto das Cidades, que será debatido com os participantes por representantes do Ministério das Cidades. Em seguida, representantes da Caixa falarão sobre Requisitos Básicos das Propostas e Modelagem Financeira das Operações. O encerramento ocorrerá às 17h.

Construção civil – De acordo com Fábio Nahuz, o evento é de grande importância para o segmento da construção civil e para a sociedade, principalmente em se tratando de São Luís, cidade com grande acervo de casarões históricos.

Teremos reunidos no seminário representantes de governantes das esferas federal, estadual e municipal e a iniciativa privada que debaterão as formas tecnológicas atuais de reabilitação de áreas urbanas centrais, como por meio do retrofit, na qual se conserva as características originais da fachada, garantindo-se, assim, os prédios históricos, que são Patrimônio Mundial da Humanidade, e a própria revitalização do Centro. Retrofit é uma solução contemporânea que garante a revitalização de áreas urbanas com imóveis com estruturas internas mais modernas e fachadas originais. Isso melhorará o aspecto geral dos imóveis, garantindo-lhe maior valorização e atraindo-se a atenção de investidores para São Luís, movimentando ainda mais a área, que já é grande atrativo turístico. É uma forma de a CBIC e o Sinduscon contribuírem para o desenvolvimento do Maranhão não só com discurso e reclamações, mas com ações efetivas e trazendo soluções e investimentos , afirma Nahuz.

Mais 

 Fábio Nahuz disse que a participação do Iphan no evento é de grande importância também, pois serão repassadas as normas e leis que regem os projetos arquitetônicos em áreas tombadas, garantindo soluções ambiental, social e economicamente viáveis.

Leia mais notícias em OEstadoMA.com e siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e no Instagram. Envie informações à Redação do Jornal de O Estado por WhatsApp pelo telefone (98) 99209 2564.


"Cbic"

 

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduson – GV
Sinduscon-SP
Sinduscon-PE
SECOVI-PR
Sinduscon-GO
APEOP-SP
Ademi – GO
Sinduscon-RN
ADEMI-AM
Sicepot-PR
Sinduscon-Costa de Esmeralda
Sinduscon-CE
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea