Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

25/01/2018

Startup une esforços por projetos arquitetônicos sociais

Em 2017, a cidade de Recife (PE) sediou a Hack.Habite – primeira hackathon da construção civil no país -, com o propósito de gerar melhorias habitacionais e alternativas mais eficientes para projetos arquitetônicos para as classes C e D. O evento foi promovido pela Habite (startup especializada em democratizar serviços de arquitetura), a Trampolim Academy (plataforma de experiências e conhecimento em Design) e o Porto Digital (parque tecnológico instalado na capital pernambucana).

Um dos objetivos foi criar projetos que permitissem microempreendedores individuais adaptar suas residências para ter um espaço de trabalho dentro da habitação. A Hack.Habite contou com a participação de 30 estudantes de engenharia civil, arquitetura e design, que atuaram em conjunto com programadores para propor soluções aos problemas habitacionais apresentados. Recife-PE foi a escolhida, não pela Habite estar localizada na cidade, mas também por ter cerca de 250 mil moradias em condições inadequadas de habitação.

A primeira hackathon da construção civil teve 54 horas de duração. Na fase inicial da maratona, os estudantes tiveram que ir às comunidades para entender as necessidades dos microempreendedores e suas dificuldades de produção, diante da situação habitacional, social e econômica vulnerável do lugar onde moram. Os assistidos pelo projeto moram em habitações de interesse social e as reformas propostas precisavam se alinhar à renda dos moradores.  O desafio era criar um espaço de trabalho sem prejudicar os demais cômodos de convivência comum das casas. Três projetos-piloto foram priorizados e terão as obras iniciadas em março deste ano.

(Com informações Massa Cinzenta)

COMPARTILHE!

Calendário

Data

Este Mês
Parceiros e Afiliações

Associados

 
ADEMI-AM
Ademi – PR
AEERJ – Associação das Empresas de Engenharia do Rio de Janeiro
Sinduscon-BC
Sinduscon-ES
Sinduscon-AL
Aconvap
ABEMI
SECOVI-GO
SECOVI-SP
Sinduscon-Norte/PR
Sinduscon PR – Noroeste
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.