Logo da CBIC

Agência CBIC

18/07/2018

Startup cria plataforma de gerenciamento de resíduos

Com base na Política Nacional de Resíduos Sólidos, a NetResíduos, startup de Belo Horizonte/MG, desenvolveu um software que realiza o gerenciamento de resíduos para obras de construção civil, indústrias e hospitais, facilitando a destinação correta do lixo gerado. “Com o sistema de controle e gestão de dados e documentos relacionados aos resíduos gerados, a empresa tem total controle de tudo o que gerou, para onde foram os resíduos, quais eram estes resíduos, quem transportou, quanto custou, e toda a documentação referente ao processo. É um sistema 100% online que pode ser acessado por computador, celular e tablet“, explica um dos fundadores, Henrique Ribeiro.

Para utilizar o software, o empresário aluga o sistema, no qual ele paga uma mensalidade a partir de R$ 199 para utilizá-lo, uma espécie de “Netflix” dos resíduos sólidos. “Em uma obra que utiliza o sistema registramos uma economia média de R$ 40 mil, que pode ser sentida na redução do tempo de elaboração de relatórios, na análise, na melhoria do processo produtivo, na destinação dos resíduos”, conta Ribeiro.

Publicidade

No início do ano, a NetResíduos e o Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Sinduscon-MG) firmaram parceria para oferecer às empresas associadas condições especiais para a aquisição do software, o que deve atingir as cerca de 300 construtoras e aproximadamente 1000 obras em andamento. “Além de a destinação correta dos resíduos ser uma exigência legal, é importante também para minimizar os impactos ambientais e gerar redução de custos nas obras. Hoje, o setor da construção civil é responsável por uma parcela significativa dos resíduos gerados, variando de 50% a 70% deste volume”, destaca o diretor técnico ambiental do Sinduscon-MG, Fernando Fogli.

(Com informações do Diário do Comércio Online)

COMPARTILHE!

Agenda da Construção

Abril, 2019

Filtrar eventos

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

23Abrallday25alldayEncontro presencial do Grupo CBIC Jovem (Projeto Desenvolvimento de Lideranças) durante o Encontro Nacional de Estudantes de Engenharia (ENEC)

Eventos

 
 
Parceiros e Afiliações

Parceiros

 
APEOP-SP
Sinduscon-MA
ASEOPP
Sinduscon-Pelotas
Sinduscon-Norte/PR
Sinduscon-GO
Sinduscon-AL
Sinduscon-DF
Sinduscon-RS
Abrainc
Sinduscon-AM
Sinduscon Chapecó
 

Clique aqui e veja todos os parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 
X