Startup cria plataforma de gerenciamento de resíduos

Com base na Política Nacional de Resíduos Sólidos, a NetResíduos, startup de Belo Horizonte/MG, desenvolveu um software que realiza o gerenciamento de resíduos para obras de construção civil, indústrias e hospitais, facilitando a destinação correta do lixo gerado. “Com o sistema de controle e gestão de dados e documentos relacionados aos resíduos gerados, a empresa tem total controle de tudo o que gerou, para onde foram os resíduos, quais eram estes resíduos, quem transportou, quanto custou, e toda a documentação referente ao processo. É um sistema 100% online que pode ser acessado por computador, celular e tablet“, explica um dos fundadores, Henrique Ribeiro.

Para utilizar o software, o empresário aluga o sistema, no qual ele paga uma mensalidade a partir de R$ 199 para utilizá-lo, uma espécie de “Netflix” dos resíduos sólidos. “Em uma obra que utiliza o sistema registramos uma economia média de R$ 40 mil, que pode ser sentida na redução do tempo de elaboração de relatórios, na análise, na melhoria do processo produtivo, na destinação dos resíduos”, conta Ribeiro.

No início do ano, a NetResíduos e o Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Sinduscon-MG) firmaram parceria para oferecer às empresas associadas condições especiais para a aquisição do software, o que deve atingir as cerca de 300 construtoras e aproximadamente 1000 obras em andamento. “Além de a destinação correta dos resíduos ser uma exigência legal, é importante também para minimizar os impactos ambientais e gerar redução de custos nas obras. Hoje, o setor da construção civil é responsável por uma parcela significativa dos resíduos gerados, variando de 50% a 70% deste volume”, destaca o diretor técnico ambiental do Sinduscon-MG, Fernando Fogli.

(Com informações do Diário do Comércio Online)

Compartilhe!

Eventos

 
 

Agenda da Construção

Setembro, 2018

Filtrar eventos

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

-

-

-

-

-

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

20Set14:0017:00Reunião da Comissão de Infraestrutura (COP)Reunião Ampliação Mercado de Infraestrutura

Núcleo de Seguros

 
Convenio de Seguros
 

Afiliações

 
CICA
FIIC
CNI
 

Publicações

Clique aqui para acessar todas as publicações da CBIC.

Parceiros

Clique aqui e conheça os parceiros da CBIC.

X
/* ]]> */