
AGÊNCIA CBIC
Sondagem Indústria da Construção: redução nas obras de infraestrutura afeta indústria da construção
Dados da Sondagem Indústria da Construção, divulgada nesta segunda-feira, dia 31 de outubro, pela CNI/CBIC, revelam que houve queda no nível de atividade industrial no terceiro trimestre do ano.
Ao contrário de 2010, que foi um ano atípico, quando o país saía de uma crise econômica e a demanda ainda estava estimulada pelas medidas de redução tributária e maior oferta de crédito, 2011 para o setor segue afetado tanto pela desaceleração da atividade econômica como um todo quanto pela redução do ritmo das obras públicas.
Pela pesquisa, a tendência de queda é mais disseminada entre as grandes empresas e no setor de construção pesada (obras de infraestrutura).
A construção de edifícios apresentou atividade praticamente igual ao mês de agosto, diferentemente das obras de infraestrutura e serviços especializados que registrou queda.
O número de trabalhadores também recuou em setembro, principalmente nesses dois setores, como reflexo da queda de atividade.
A pesquisa revela que o desaquecimento do setor começa a transparecer nos indicadores de situação financeira.
No entanto, o otimismo do empresário do setor em outubro manteve-se no mesmo patamar do apurado na pesquisa do mês anterior.
As expectativas para os próximos seis meses são de crescimento, ainda que o otimismo esteja menos disseminado entre os empresários de Obras de Infraestrutura, o que indica que o menor dinamismo desse setor em comparação aos outros tende a se sustentar ainda por um bom tempo.
A pesquisa foi realizada de 3 a 18 de outubro de 2011 junto a uma amostra de 353 empresas, sendo 173 de pequeno porte, 138 médio e 42 grande.
Clique aqui para acessar a íntegra da Sondagem.