Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

27/06/2019

Sobe índice de confiança dos empresários do setor da construção

O Índice de Confiança da Construção (ICST), da Fundação Getulio Vargas, subiu 2,1 pontos em junho, para 82,8 pontos, após ter recuado 1,8 ponto no mês passado. Após três meses de queda, o ICST se manteve relativamente estável ao variar 0,1 ponto,

Os dados são da Sondagem da Construção de maio de 2019, divulgada ontem (26/06), que coletou informações de 640 empresas entre os dias 3 e21 deste mês.

Na avaliação da coordenadora de Projetos da Construção da FGV IBRE, Ana Maria Castelo, a confiança do empresário da construção vem oscilando bastante desde janeiro, refletindo o ambiente de incertezas elevadas para o investimento.

“O semestre termina com uma melhora significativa dos indicadores, mas que não repõe as perdas dos últimos meses. Assim, a percepção dominante é que ao longo do semestre a atividade encolheu e aumentou o pessimismo”, diz.

De acordo com a pesquisa, a alta do ICST em junho deveu-se tanto à melhora da situação corrente das empresas quanto às perspectivas de curto prazo do empresariado.

O Índice da Situação Atual (ISA-CST) avançou 1,2 ponto, atingindo 73,6 pontos, nível abaixo do alcançado em dezembro de 2018 (74,7). A contribuição do resultado o ISA-CST veio da melhora da percepção sobre a situação atual da carteira de contratos, cujo avanço foi de 1,4 ponto, para 72,1 pontos, e da melhora da situação atual dos negócios, que avançou 1,1 ponto, para 75,3 pontos.

O Índice de Expectativas (IE-CST) subiu 3,1 pontos, chegando a 92,5 pontos. Os dois quesitos deste índice contribuíram positivamente para o resultado. O indicador de demanda prevista nos próximos três meses avançou 3,8 pontos, para 93,2 pontos, maior nível desde fevereiro (95,3) e o indicador de tendência dos negócios nos próximos seis aumentou 2,4 pontos, para 91,9 pontos, interrompendo uma queda de quatro meses consecutivos.

O Nível de Utilização da Capacidade (NUCI) do setor avançou 2,0 pontos percentuais, para 68,3% em junho, o maior patamar desde novembro de 2015 (68,8%). Tanto o NUCI para Máquinas e Equipamentos quanto o NUCI para Mão de Obra também tiverem variações positivas: 1,4 e 2,1 pontos percentuais respectivamente.

Percepção mais negativa no primeiro semestre

Entre dezembro e junho, o Índice de Confiança da Construção (ICST) caiu 2,6 pontos, o ISA 1,1 ponto e o IE 4,0 pontos. A queda na confiança atingiu os dois principais segmentos da construção – tanto a área de edificações quanto a de infraestrutura acusaram uma piora do cenário atual e das perspectivas.

“O mercado imobiliário sofreu com as incertezas relacionadas à continuidade do Programa Minha Casa Minha Vida, enquanto a Infraestrutura continua a se ressentir da falta de uma agenda de investimentos”, observou Ana Maria Castelo.

(Com informações da FGV/Ibre)

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-SE
Sinduscon-RN
SINDUSCON – SUL
Sinduscom-NH
Sinduscon-CE
Sinduscon-SF
SECOVI-GO
Ademi – SE
SINDICIG
Sinduscon-RS
FENAPC
AEERJ – Associação das Empresas de Engenharia do Rio de Janeiro
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea