Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

15/07/2011

Sinduscon empossa nova diretoria

"Cbic"
15/07/2011 :: Edição 136

 

Tribuna do Norte Online – Natal/RN 15/07/2011
 

Sinduscon empossa nova diretoria

Com um discurso de humanização da entidade e debate de ações para o desenvolvimento da cidade,  o engenheiro  Arnaldo Gaspar Júnior, assumiu  na noite de ontem a presidência do  Sindicato da Indústria da Construção do Estado do Rio Grande do Norte (Sinduscon). A solenidade de posse foi realizada no Olimpo recepções.  Além dele, 33 novos membros  assumem, até 2014, a gestão do órgão, que nos últimos oito anos teve à frente o empresário Sílvio Bezerra. Arnaldo aproveitou a oportunidade para "chamar a atenção da classe política para a importância de projetos executivos na construção civil, bem elaborados e detalhados, como garantia para a indução do bom uso do escasso dinheiro público". A falta de projetos executivos, segundo ele, tem sido o causador de prazos adicionais, de custos e de serviços que oneram obras e remetem ao setor da construção civil o ônus negativo pela má utilização do recurso público.
 Alberto LeandroArnaldo Gaspar Jr. (E) com Sílvio Bezerra: criação de instrumentos para ampliar indicadores do setor
 O presidente também citou pontos do atual Plano Diretor de Natal como o adensamento de áreas já adensáveis, que implica no uso de solos virgens em áreas cada vez mais distantes do centro urbano. "Isso torna mais difícil o acesso e a relação com o poder público, a implantação de políticas públicas,  infraestrutura e serviços à população", disse.
 Arnaldo  assegura que o Sinduscon quer se mostrar pronto para um passo maior e se apresentar ao debate por uma comunidade melhor e mais justa, sem perder foco empresarial. Para isso investe em ações para "saldar a dívida social e ver para além de estatísticas, a existência de famílias, que precisam urgente de resgate social". Humanizando o Sinduscon, acrescenta, "resgataremos o respeito que nos identifica com a sociedade".
 Durante a solenidade, o ex-presidente Sílvio Bezerra agradeceu o apoio recebido pelas diversas áreas durante os últimos oito anos de gestão. "Encerro hoje um ciclo na minha vida e parto para novos desafios. Honrei a missão dada pelos meus companheiros em dois mandatos consecutivos e entrego o sindicato com o sentimento de missão cumprida. Fiz o dever de casa, de administrar com espírito público e com ética, que se refletiu na reeleição", frisou.
 O Sinduscon é considerado uma entidade premiada nacionalmente pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção Civil – CBIC – e respeitado pela sociedade norte-rio-grandense, com direito a assentos em todos os fóruns de discussão de questões relativas à construção civil e ao desenvolvimento sustentável da nossa cidade. "O legado permitirá avançar ainda mais", disse o engenheiro. O setor conta hoje com mais de 40 mil empregos formais.
 O presidente do Sistema Fiern, Flavio Azevedo, destacou que  a renovação da diretoria ocorre sem perder o link com a tradição e continuidade do progresso que o setor da construção civil consolidou no Estado e no país. Flávio, que recebeu a comenda de honra ao mérito da construção civil, lembrou ao novo líder que a maior responsabilidade do Sindicato, "é ser fator de equilíbrio social, uma vez que dar oportunidade àqueles que antes estariam como mão de obra em outras áreas ou mesmo desempregados, ou em situações de risco". Além dele, Fernando Bezerra e Arnaldo Gaspar foram homenageados.
 Bate-papo
 Arnaldo Gaspar Júnior » presidente do Sinduscon
 Quais os desafios e perspectivas para a nova gestão?
 Pretendemos manter a credibilidade conquistada pela gestão anterior junto a sociedade potiguar, esse é sem dúvida nosso maior desafio. Mas podemos destacar entre os projetos a criação de um índice de velocidade de vendas. Hoje há uma escassez de informações, de indicadores sobre o setor, que prejudica os empreendimentos. Percebemos um verdadeiro efeito manada quando há um lançamento. E pretendemos reverter este quadro com a publicação de dados sobre lançamentos, preços, crescimento do setor, até para garantir o equilíbrio nas vendas.
 Como o senhor avalia a atual situação do mercado da construção? É um momento positivo, internamente. O déficit habitacional é alto ainda e somado a isso temos uma estabilidade positiva da economia, que permite o crescimento do setor acima do PIB.
 E o programa Minha Casa Minha Vida?
 Completamente viável. Tanto que só foi criado devido ao sucesso da primeira fase. Para este ano também é prevista a revisão do Plano Diretor de Natal.
 Iremos nos ater a discussão das grandes questões de interesse público nessa área. Queremos mostrar as opções de ocupação do solo para o crescimento da cidade. Não vamos ficar em discussão pequenas, como se o potencial de construção será de 3 ou 2,5. Queremos discutir a verticalização versus horizontalização.  A zona norte decidiu-se pela não verticalização e respeitamos. Assim como respeitar como soberana toda e qualquer decisão do Plano Diretor.

"Cbic"

 

COMPARTILHE!

VEJA TAMBÉM

Data

Este Mês
Parceiros e Afiliações

Associados

 
ANEOR
Sinduscon-AL
Sinduscon-Mossoró
AELO
Sinduscon-MS
SINDUSCON SUL CATARINENSE
Sicepot-PR
Sinduscon Anápolis
Sinduscon-PR
Abrainc
Sinduscon-BC
Sinduscon-Vale do Itapocu
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.