
AGÊNCIA CBIC
Sinduscon-CE debate potencial de Hidrogênio Verde na construção

O papel estratégico do hidrogênio verde na transição energética, as possibilidades de investimento e o desenvolvimento que essa fonte de energia sustentável oferece para a construção civil do estado do Ceará foram os assuntos da palestra realizada nesta terça-feira (15/05), em Fortaleza (CE). O produto substitui combustíveis fósseis e contribui para a descarbonização do setor.
Durante o encontro, o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Ricardo Cavalcante, apresentou o potencial desse mercado em expansão e reforçou as oportunidades de negócios que devem ser abertas nos próximos anos a partir deste novo conceito. “Nosso objetivo, hoje, da FIEC, do Sesi-CE e do Senai-CE é trazer os empresários da construção civil e da construção civil pesada para entenderem os projetos de hidrogênio verde e o que está por vir para o Ceará. A construção civil está envolvida em todos os projetos que já estão acontecendo aqui e no planeta”, afirmou.
As possibilidades de investimento e desenvolvimento do hidrogênio verde na transição energética, no estado do Ceará, foram destacadas por Cavalcante. “Se espera que até 2050 haja um investimento na transição energética de 150 trilhões de dólares no planeta. O número de operações que estão acontecendo já é muito grande. Quem está discutindo isso não é só a FIEC ou o Brasil, é o planeta. E temos de entender o que vai acontecer”, ressaltou.
O presidente eleito da CBIC, Renato Correia, participou do debate e falou sobre a importância de os empresários se prepararem para este novo cenário. “Fiquem atentos a esse processo de hidrogênio verde, que é muito impactante no aspecto econômico para a região. Qualifiquem seus trabalhadores e preparem suas empresas. O Ceará vai decolar”, apontou.
Sobre o envolvimento da construção, o presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Ceará (Sinduscon-CE), Patriolino Dias de Sousa, destacou a importância de todos se prepararem para aproveitar as oportunidades que virão num futuro próximo. “O novo momento do setor de energia deve gerar um incremento em habitação em todo o estado, seja na construção de novas unidades como no ‘upgrade’ das residências”, afirmou.
O presidente do Sindicato da Indústria da Construção Pesada do Ceará (Sincope), Dinalvo Diniz, também destacou a importância do engajamento dos empresários da indústria para aproveitar as oportunidades que o mercado deverá apresentar no futuro e enalteceu o trabalho de impulsão de negócios realizado pela FIEC e pelo presidente Ricardo Cavalcante.
(com informações do Sinduscon-CE)