Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

19/07/2022

Sinduscon-CE aponta que construção civil em Fortaleza deve crescer acima do esperado

A construção civil em Fortaleza deve crescer acima do esperado. A previsão é do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado do Ceará (Sinduscon-CE) que, em levantamento realizado, mostrou que o mercado imobiliário deve faturar cerca de R$ 3 bilhões na capital cearense.

“Em alta desde o ano passado, o setor da construção civil deve crescer acima do esperado em 2022. A projeção inicial era de 2,5%, porém o ramo pode atingir 3%. A expectativa é que o setor da construção civil tenha um crescimento significativo até os próximos anos. Já o mercado imobiliário registrou um crescimento histórico no período pós pandemia, em 2021, e tem uma previsão de faturamento de 3 bilhões de reais”, comenta o Presidente do Sinduscon, Patriolino Dias de Sousa. 

Nos últimos anos, fatores como mudança em leis municipais e incremento de tecnologias de construção contribuíram para que mais edificações fossem erguidas na capital. Os prédios ganharam a atenção de empresas que atuam no setor de manutenção predial, já que os empreendimentos precisam ser constantemente monitorados e vistoriados para manter a segurança dos moradores.  

Nesse sentido, a manutenção é primordial para um bom funcionamento das edificações. Em muitos casos, é o síndico a pessoa responsável pela inspeção em condomínios, contudo, sua função é apenas o de registrar possíveis problemas que ocorrem dentro do edifício e que acarretem a falta de segurança. Por isso, cabe a um profissional especializado como arquitetos e engenheiros civis e elétricos, que concederão um laudo de comprovação do estado de conservação do bem.  

“A sugestão para os síndicos ou administradoras de condomínio que estavam acostumados a gerir prédios de no máximo 10 ou 20 andares, e que passam para edifícios com 15, 20 andares a mais, é que chamem o engenheiro que fez o projeto para ajudar no plano de manutenção. No manual do condomínio e do proprietário há vários pontos que precisam ser analisados conforme aumenta a altura do empreendimento”, afirma o presidente da Associação das Administradoras de Condomínios do Estado do Ceará (Adconce), Marcus Melo.   

Com informações do portal Giro na cidade: http://gironacidade.com.br/verticalizacao-da-capital-cearense-gera-demanda-por-manutencao-predial/

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-CE
FENAPC
SECOVI- PB
Sinduscon-Caxias
Ademi – MA
Sinduscon-MS
ADIT Brasil
Sinduscon-JP
Ascomig
Sinduscon-PE
Sinduscon-BC
Sinduscom-NH
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea