
AGÊNCIA CBIC
Sinduscon Blumenau comemora 66 anos defendendo as reformas necessárias ao país

Ao celebrar 66 anos, o Sindicato da Indústria da Construção de Blumenau (Sinduscon) reforça a importância das reformas tributária, administrativa e política. “O Brasil há tempos pede redução dos custos que engessam o progresso econômico, entravam o desenvolvimento e sufocam os empresários com a majoração da burocracia e de tributos como forma de compensar os gastos ocasionados, muita das vezes, por gestões públicas sem responsabilidade fiscal”, defende o presidente do Sinduscon Blumenau, Marcos Bellicanta.
Neste contexto, segundo o dirigente, a passividade deveria ser deixada de lado. “Se as entidades não agirem, os governos, em todas as suas esferas, diuturnamente buscarão mais e mais recursos financeiros para preencherem os rombos orçamentários, e, evidentemente, quem paga a conta é sempre o contribuinte, ou mais especificamente os empresários”, frisou. Por isso, segundo ele, o Sinduscon passou a adotar postura ativa, não se conformando com imposições tributárias, questionando com medidas legais todo e qualquer ato governamental (federal, estadual e municipal) que importasse em uma majoração ilegal ou inconstitucional de tributos.
Dentre as ações, o executivo cita o ingresso de vários Mandados de Segurança Coletivo contra o aumento da base de cálculo do ISS, aumento da base de cálculo das contribuições previdenciárias, aumento da base de cálculo do PIS/COFINS, aumento da base de cálculo e alíquota do ICMS sobre energia elétrica utilizada nas obras de construção civil, entre outros assuntos fiscais. Como resultado, Belicantta menciona que o sindicato obteve uma das primeiras decisões liminares do país no sentido de afastar a tributação sobre operações com permutas de imóveis, operação muito comum entre os associados.
“Os associados já estão colhendo frutos há alguns anos com a redução e a restituição de tributos pagos indevidamente, sem precisar acionar por conta própria o Poder Judiciário, reduzindo o número de ações e de despesas com processos, unificando a causa em torno de um objetivo comum”, ressaltou Marcos Bellicanta.
De acordo com o dirigente, os empresários e profissionais da construção civil de Blumenau têm em mente que o fortalecimento da representatividade da entidade depende de uma união de forças e do uso dos instrumentos jurídicos à disposição. “Enquanto o nosso dia a dia nos toma um tempo precioso e embaraça a nossa visão quanto aos direitos que possuímos, quando unidos em torno de um objetivo, podemos ampliar o nosso olhar e, agindo como um só e em benefício de todos, teremos um horizonte mais acolhedor”, disse.
O Sinduscon Blumenau representa as empresas das cidades de Blumenau, Gaspar, Indaial, Pomerode, Timbó, Benedito Novo, Ascurra e Rodeio. Há 29 anos, o sindicato criou oficialmente o Serviço Social da Indústria da Construção (Seconci Blumenau), entidade responsável pelo atendimento médico e odontológico dos trabalhadores, e pelos serviços de segurança das empresas.
O Sinduscon já foi presidido por oito empresários:
- Augusto Reichow , 1957 a 1974
- Egon Alberto Stein, 1975 a 1989
- Tarcízio Pickler, 1990 a 1995
- Maurílio Schmitt, 1996 a 2000
- Renato Rossmark Schramm, 2001 a 2002
- Valter Ros de Souza, 2002 a 2006
- Jorge Luiz Strehl, 2007 a 2010
- Amauri Alberto Buzzi, 2010 a 2014
- Renato Rossmark Schramm, 2014 a 2018
- Atualmente o Sinduscon é presidido por Marcos Bellicanta.
Diretoria Executiva
Presidente – Marcos Bellicanta
Vice-presidente para Assuntos Estratégicos e Materiais – Ricardo Vasselai
Vice-presidente para Assuntos da Indústria Imobiliária – Nilton Speranzini
Vice-presidente para Assuntos de Rel. Trabalhistas e Sindicais – Renato Rossmark Schramm
Vice-presidente para Assuntos de Obras Públicas – Bruno Stein Von Hertwig
Vice-presidente para Assuntos de Economia e Estatística – Valter Luiz Torresani
Vice-presidente para Assuntos da Administração – João Henrique Torresani
Vice-presidente para Assuntos de Loteamento – Sulieverton Bento
Primeiro Secretário – Sérgio Bellicanta
Segundo Secretário – Marcos Roberto Bucco
Primeiro Tesoureira – Eunice Marly Hohl Silveira
Segundo Tesoureiro – Luciano Raymundi Filho
Conselho Fiscal Efetivos
Amauri Alberto Buzzi
Adilson Torresani
Clemar Fernandes de Souza
Conselho Fiscal Suplentes
Fernando Ricardo dos Reis
Alziro Luiz Estevam
Karina Maffezzolli Braun Amaro
Delegados Representantes Efetivos
Marcos Bellicanta
Renato Rossmark Schramm
Delegados Representantes Suplentes
João Henrique Torresani
Bruno Stein Von Hertwig
Suplentes da Diretoria
Thomas Branco Rossmark Schramm
Guilherme Augusto Mattos Voltolini
Jader Roney Tomazi
Leonardo Reges Marini da Cunha
Clóvis Roberto Barbieri Filho