Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

27/06/2022

Sinduscon-AM comemora 43 anos fomentando o setor da construção no Amazonas

O setor da construção civil segue ativo, seguro e em crescimento, após mais de dois anos de pandemia no Amazonas, e grande parte disso foi graças aos esforços realizados pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do Amazonas (Sinduscon-AM) que neste sábado (25/06), completa 43 anos de história.

O Sinduscon-AM contribuiu e ainda contribui para o fortalecimento da economia no Amazonas, visto que o setor é o que emprega um maior número de colaboradores de forma muito mais rápida se comparada a outros setores, conforme dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED).

No ano passado, o ano de 2021 já começou a se reerguer apresentando saldo positivo de empregos (+3.072) no Amazonas. O índice é bem superior ao de 2020, devido a pandemia do coronavírus, quando apresentou apenas +716. O número de trabalhadores empregados no setor foi de 23.207 até final de 2021. Só no primeiro quadrimestre de 2022, esse número aumentou para 23.414.

Trajetória

O crescimento do Amazonas está diretamente ligado ao SINDUSCON-AM. Uma história que começou no dia 4 de outubro de 1978, quando ainda era Associação Profissional das Indústrias da Construção Civil de Manaus. Apenas no dia 25 de junho de 1979, o Sinduscon-AM foi reconhecido pelo Ministério do Trabalho como sindicato e passou a representar e defender os interesses do setor da Construção Civil no Amazonas.

Em seus 43 anos de fundação, o Sinduscon-AM já passou pela gestão de oito representantes:

  • João Augusto Loureiro, que esteve à frente do Sinduscon-AM de 1979 a 1982, foi o primeiro presidente da entidade;
  • Élcio Judá de Oliveira Assayag presidiu o Sinduscon-AM de 1982 a 1985;
  • Murilo Régis Rayol dos Santos assumiu a presidência do sindicato de 1985 a 1991;
  • José Nasser presidiu o Sinduscon-AM de 1991 até 1997;
  • Pauderley Avelino comandou a gestão do sindicato de 1997 até 2003;
  • Joaquim Auzier assumiu o comando da entidade até 2009;
  • Eduardo Lopes presidiu o sindicato de 2009 a 2015, e
  • Frank Souza, atual presidente, assumiu o cargo em 2015, seguindo o mandato até 2022. Em 2019, representando o Sinduscon-AM, recebeu uma homenagem da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) pelas quatro décadas de representatividade.

Para atender o bem-estar e o lazer dos trabalhadores do setor, o Sinduscon-AM criou o Serviço Social da Indústria da Construção Civil de Manaus (Seconci Manaus), fundado no dia 28 de novembro de 1991. A entidade, considerada o ‘braço social’ do sindicato, oferece serviços gratuitos de lazer, saúde, educação, entre outros, aos colaboradores das Empresas Associadas.

Atuação

Atualmente, participa de decisões importantes para o setor junto aos órgãos que o representa. O sindicato é filiado CBIC, entidade aliada que fortaleceu o trabalho do Sinduscon-AM em várias conquistas a nível estadual e nacional. Também é filiado à Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), entidade que tem dado suporte institucional, no âmbito estadual, e técnico, com a oferta de serviços às empresas e aos trabalhadores da construção.

O sindicato também tem assento no Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano (CMDU), deliberando sobre projetos e empreendimentos. O grupo de conselheiros do CMDU julga, semanalmente, a viabilidade de processos de pessoas físicas e jurídicas não contempladas no Plano Diretor de Manaus. Junto ao Comitê de Desburocratização, o Sinduscon-AM atua para reduzir taxas e criar leis que melhorem os processos aos quais as empresas amazonenses são submetidas. Criado pela Prefeitura de Manaus, o Comitê tem o objetivo de agilizar processos, entre eles, os ligados à construção civil.

O Sinduscon-AM também colabora no Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico de Manaus (Codese Manaus), cuja finalidade é possibilitar que a sociedade se torne protagonista do futuro da cidade, elaborando e atualizando, de forma contínua e participativa, planos, estudos, projetos e iniciativas decorrentes de tais propósitos.

A entidade também compõe o Conselho Administrativo de Recursos Fiscais do Município (Carf-M). O Conselho é um órgão de segunda instância administrativa do Poder Municipal, para receber, analisar e julgar os recursos dos contribuintes de ações fiscais do município. É um órgão integrante da estrutura organizacional da Semef.

Outra contribuição significativa nos últimos anos foi a participação do Sinduscon-AM AM no Comitê de Crise do Governo do Estado do Amazonas. O sindicato levantou propostas de soluções que visavam dar celeridade às obras em andamento e aos desafios que as empresas locais enfrentam durante a pandemia, tanto para a tramitação das suas licenças quanto para a questão financeira, a de obras paralisadas e a de empresas de fornecimento de insumos do setor.

Diretoria (2019-2022)

  • Frank do Carmo Souza – Presidente
  • Robério Arruda – Vice-presidente
  • Manuel Zumaeta – Diretor-financeiro
  • Marco Bolognese – Diretor-executivo
  • Manoel Gomes – Diretor-executivo
  • Zacarias Bichara Neto – Diretor-executivo
  • Tatsuro Ijichi – Diretor-executivo
  • José Carlos Paiva – Diretor de Relações Trabalhistas
COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sicepot-PR
Sinduscon-AP
AEERJ – Associação das Empresas de Engenharia do Rio de Janeiro
Ademi – RJ
FENAPC
Sinduscon-TO
Sinduscon-AM
Sinduscon-Costa de Esmeralda
Sinduscon-BC
SECONCI BRASIL
Sinduscon – Lagos
Sinduscon-SP
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea