Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

06/11/2013

Sindicato quer mudar procedimentos

"Cbic"
06/11/2013

O Estado de S. Paulo

Sindicato quer mudar procedimentos

Entidade alega que  sistema atual de  recolhimento da  Prefeitura de SP abre  brechas para corrupção 

 O Sindicato da Indústria da Construção do Estado de São Paulo (Sinduscon) divulgou nota ontem em que pede que a Prefeitura promova mudanças em seus procedimentos para que não a deixe "vulnerável" no que se refere à concessão de Habitese e ao recolhimento do Imposto sobre Serviços (ISS).

O texto cita quatro mudanças tidas como necessárias pelas empresas do setor para desburocratizar a emissão de licenças para novas construções. Sem essas mudanças, a legislação municipal manteria brechas que permitem a ação de fiscais dispostos à corrupção, como no caso dos quatro fiscais que, segundo o Ministério Público Estadual e a Controladoria-Geral do Município, tinham patrimônio estimado em ao menos R$  80 milhões obtidos com cobrança de propina.

A primeira medida a ser adotada é justamente deixar de condicionar a quitação do Imposto sobre Serviços para a emissão do Habite-se.

A segunda mudança é considerar devidamente a contabilidade apresentada pela empresa, ou seja, considerar o ISS recolhido durante a obra para não haver necessidade do cálculo final do imposto devido.

A nota pede também que a Prefeitura revogue o decreto que dispõe sobre a pauta fiscal. "Em vez de utilizar o valor dos serviços de mão de obra empregados na construção como base para o cálculo do ISS, a Prefeitura usa um estudo defasado do Instituto de Pesquisas Tecnológicas, de 1983, que estabelece um valor para a mão de obra a partir da área construída. Ou seja, a aplicação da pauta fiscal não resulta em um valor que leve ao recolhimento justo do tributo", diz o texto.

A última medida pede que a Prefeitura respeite o Código Tributário Nacional, o que não ocorre, segundo a entidade.

"Entre agosto de 2007 e outubro de 2012, o Sinduscon encaminhou à Prefeitura propostas com este teor, que não foram levadas em consideração", diz o texto.


Servidora acusa secretário de  Haddad em depoimento ao MP 
 Direto da Fonte

 



"Cbic"

 

COMPARTILHE!

Calendário

Data

Este Mês
Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-Oeste/PR
AELO
APEOP-SP
Sinduscon-GO
Sinduscon-AM
Sicepot-PR
Ademi – GO
SECOVI-PR
Sinduscon – Lagos
SECOVI- PB
APEOP-PR
Sindicopes
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.