Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

14/09/2022

Sinapi-MT: CAIXA e IBGE participam do evento

Nesta quarta-feira (14), ocorreu mais uma edição do Seminário Técnico de Revisão do Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil – SINAPI: Metodologia e Aplicação. O evento, promovido pela Comissão de Infraestrutura (COINFRA) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), em parceria com o Sinduscon Mato Grosso, foi uma apresentação do sistema e serviu para o esclarecimento de dúvidas recorrentes.

A iniciativa contou com a mediação do Presidente do Sinduscon-MT, Cláudio Cleber Ottaiano, e o apoio da Caixa Econômica Federal e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), além de correalização com o Senai Nacional.

Durante o evento, o Gerente Executivo do SINAPI/Caixa, Mauro Martins de Castro, abordou temas como: premissas para a atuação da CAIXA, entendimentos quanto ao Decreto 7.983, transparência na origem do preço e esclarecimentos quanto à mão de obra.

Mauro Martins de Castro explicou que os usuários devem utilizar o Sinapi como uma referência e não como uma tabela. E destacou ainda que o uso do Sinapi, de acordo com o Decreto 7.983, não é obrigatório quando não for viável ou não for adequado. \”A indicação é de que o orçamentista tenha uma preocupação com as especificações locais. Na realização do procedimento de orçamentação, é necessário considerar o projeto\”, disse.

O representante do IBGE e gerente de produção SINAPI, Augusto Sérgio Lago de Oliveira, esclareceu em sua apresentação o que é o Sinapi e como são feitas as pesquisas que integram o sistema. \”Nós temos a abrangência nacional. São 16 equipes exclusivas e 11 equipes multipesquisas\”, destacou a respeito da equipe envolvida.

Geraldo de Paula Eduardo, consultor SINAPI, destacou a importância da participação das construtoras ao atenderem ao IBGE com seriedade. \”Essas informações repassadas pelas construtoras ao IBGE são de muita importância para o setor e para o nosso mercado. São esses os dados que vão para o Sinapi e que vão compor nosso sistema de preço\”, afirmou.

Um dos maiores problemas é orçamentistas utilizarem o Sinapi como uma tabela e não como uma referência de preços, o que torna necessário mudar essa concepção, apontou o diretor de obras do Sinduscon-MT, Leonardo Guimarães Rodrigues.

\”Infelizmente todos sabem que o Sinapi é uma referência de preços e não uma tabela, mas o que se vê, da maioria dos orçamentistas, é que usam a Sinapi como uma tabela. E o grande problema é mudar essa concepção\”, disse. \”Uma das justificativas que utilizam é a falta de tempo e de  servidores, fazendo com que demande muito tempo para fazer orçamentos específicos para cada obra\”, explicou Rodrigues.

No decorrer do evento houve um problema técnico que impediu o convidado Daniel Pereira Corrêa, coordenador da filial, de estabelecer sua conexão e dar continuidade à sua apresentação.

 

Caso não tenha sido possível acompanhar o evento ao vivo, clique aqui e assista na íntegra!

O Seminário Técnico Sinapi: Metodologia e Aplicação é uma ação do projeto “Melhoria da competitividade e da Segurança Jurídica para Ampliação de Mercado na Infraestrutura”, da CBIC com a correalização do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional).

COMPARTILHE!

Data

Este Mês
Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-CE
Sinduscon-RIO
Sinduscon-Norte/PR
Sinduscon Anápolis
Sinduscon-JF
Ademi – MA
Ademi – PR
Sinduscon-RR
SINDICIG
Sinduscon-Brusque
AELO
Sinduscon – Foz do Rio Itajaí
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.