Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

12/05/2015

Setor teme crise com restrição de recursos

A falta de recursos para financiamentos imobiliários pode levar, em última consequência, a uma crise imobiliária. "Nunca vivemos uma bolha imobiliária no Brasil, mas a falta de funding pode fazer com que soframos as mesmas consequências", afirmou um executivo de uma instituição financeira. Para ele, o preço dos imóveis novos e usados deve baixar nesse período de restrição. Se o valor do imóvel financiado chegar a ser menor do que as prestações que faltam para quitá-lo, a tendência é que os mutuários deixem de pagar os empréstimos.

De imediato, o setor da construção civil já sofre as consequências: demitiu de outubro do ano passado a março deste ano 270 mil pessoas. "Sofremos com essa indefinição total", afirma o presidente da Câmara Brasileira da Construção Civil (Cbic), José Carlos Martins. O segmento aguarda as novas condições das próximas etapas do Minha Casa Minha Vida e do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) que também estão paralisados por falta de recursos.

A última preocupação, segundo Martins, é a proposta protocolada na Câmara dos Deputados de alterar o índice de correção do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) de 3% ao ano mais Taxa Referencial (TR) para 0 índice da poupança (6,17%). Se aprovada a proposta, haverá reajustes nos juros cobrados nos financiamentos do Minha Casa, inferiores aos praticados no mercado. / m.r a./ O Estado de S. Paulo

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
SECOVI- PB
Sindicopes
SINDUSCON SUL CATARINENSE
Sinduscon-Oeste/PR
Sinduson – GV
Ademi – PR
APEMEC
Sinduscom-NH
Sinduscon-PE
Sinduscon – Norte
Sinduscon-RIO
Sinduscon-TO
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea