
AGÊNCIA CBIC
Setor prevê crescimento de 9% em 2010
A expectativa da CBIC para este ano é de que o Produto Interno Bruto (PIB) da construção civil apresente alta de 9%, ficando acima dos 8,2% de 2008.
A projeção foi feita pelo presidente da entidade, Paulo Safady Simão.
A projeção positiva se deve ao andamento dos programas Minha Casa, Minha Vida (PMCMV) e do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), além das obras para a Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016, que atrairão investimentos para os segmentos de infraestrutura e imobiliário.
Paulo Simão acredita que o PMCMV 1 teve como principal objetivo estancar o crescimento do déficit habitacional do país.
A ideia agora é erradicar o déficit de 6,273 milhões de moradias (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios – Pnad/IBGE de 2007).
No entanto, segundo Paulo Simão, esse objetivo só será cumprido se o governo conseguir atacar a questão fundiária, reservando um percentual mínimo de 10% dos lotes para a habitação de interesse social e também passar a admitir a construção de grandes conjuntos habitacionais.
Ainda segundo Paulo Simão, o atual déficit habitacional brasileiro poderá ser erradicado no prazo de 12 anos se forem mantidos o ritmo de obras e o volume de recursos destinado ao PMCMV.