
AGÊNCIA CBIC
Setor levanta entraves do Sinat durante reunião com membros da Comissão Nacional em Brasília
A CBIC deu início à discussão sobre os entraves existentes no Sistema Nacional de Avaliação Técnica (Sinat) de produtos inovadores.
A primeira reunião foi realizada nesta terça-feira, dia 7, na sede da entidade, em Brasília, e contou com a participação de representantes de mais de 20 empresas proponentes de sistemas inovadores e membros da Comissão Nacional do Sinat.
Na ocasião, foram levantados os problemas existentes para a aprovação de sistemas construtivos inovadores e sugeridas melhorias nos procedimentos.
Como sugestão, foram propostos, entre outros: criação de novas ITAs (Instituição Técnica Inovadora); possibilidade de outros laboratórios que executem o ensaio de resistência ao fogo; canal de comunicação direta com o Sinat, e definição do que é sistema, produto e processo inovador.
Mediante solicitação da CBIC, o Senai Nacional se comprometeu a efetuar o mapeamento dos laboratórios existentes no país dedicados ao setor da construção. Detalhamento desse trabalho será pauta de reunião da CBIC com o Senai ainda neste mês. Para dar continuidade ao debate sobre o tema, também serão realizadas oportunamente reuniões com representantes das ITAs e com a Finep (Financiadora de Estudos e Projetos).