Logo da CBIC

Agência CBIC

13/07/2012

Setor debate Minha Casa, Minha Vida com representantes do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal na CBIC

Empresários do setor da construção estiveram reunidos nesta quinta-feira (11), na sede da CBIC, em Brasília, com representantes do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal.

Durante as reuniões, que ocorrem periodicamente em Brasília, foram discutidas questões operacionais, bem como aprimoramentos para o Programa Minha Casa, Minha Vida (PMCMV).

Participaram da reunião da manhã, pelo Banco do Brasil, Hamilton Silva (gerente executivo); Rudimar Locatelli (gerente de Divisão) e Sencler Fiorentin (gerente de Divisão).

Já a reunião da tarde, com a Caixa, contou com as presenças de José Urbano Duarte (vice-presidente de Governo); Rauelison Muniz (diretor executivo da Diretoria de Riscos); Daurim Goulart Duarte (superintendente nacional de Habitação de Mercado); Jair Luís Mahl (superintendente nacional da área de Risco de Crédito); Roberto Ceratto (superintendente nacional de Habitação Social); Maria Carmem Madoz (gerente nacional substituta de Habitação Pessoa Jurídica), e Clóvis Bueno (gerente nacional de Gestão, Padronização e Normas Técnicas). Nos dois encontros, o primeiro tema levantado foi o da defasagem dos valores teto do programa.

Na reunião com o Banco do Brasil, dentre outros, foram apresentados os números da instituição no segmento imobiliário e as novidades para o setor.

O Banco do Brasil já ultrapassa R$ 9 bilhões de carteira de Crédito Imobiliário. Foram criadas as Gerências Regionais de Crédito Imobiliário (Gimob), com atuação nacional, e implantada uma esteira centralizada, com equipe especializada, para condução das operações PF ou PJ.

Na reunião com a Caixa, o vice-presidente José Urbano Duarte informou que uma solução para a questão da assinatura simultânea dos contratos da demanda prévia (pré-contrato) será discutida no próximo dia 19 de julho.

Quanto à caução de infraestrutura, no que se refere à energia elétrica nos empreendimentos, Urbano deu ciência de que normativo da Aneel já foi publicado e que, com isso, a questão está resolvida, não existindo mais a necessidade da respectiva caução. Informou ainda que estão sendo analisados aprimoramentos no Valor Potencial de Contratação (VPC).

Sobre a questão dos cartórios, fator que atualmente mais trava o Minha Casa, Minha Vida, ficou decidido que será realizada reunião específica para discutir e encaminhar ações. Já o assunto referente à aprovação de sistemas construtivos inovadores foi amplamente discutido, com a indicação de reunião do SINAT para iniciar um processo de revisão para ter maior confiança e agilidade nas aprovações.

Clique aqui para acessar release sobre a reunião com o Banco do Brasil.

Agenda de Eventos e Transmissões

Parceiros e Afiliações

Parceiros

 
Sindicopes
Abrainc
Sinduscon-GO
Sinduscon Chapecó
Sinduscon Anápolis
Sinduscon-PE
ADEMI-AM
Sinduscon – Grande Florianópolis
Sinduscon – CO
Ademi – PR
SECOVI- PB
SECONCI BRASIL
 

Clique aqui e veja todos os parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC