Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

20/01/2019

Setor debate desenvolvimento urbano sustentável em Santa Rosa

Marcella Arruda, arquiteta urbanista do Instituto A Cidade Precisa de Você e o ex-prefeito de Maringá, Silvio Barros, instigam participantes a entender que a sociedade precisa ser protagonista da mudança

Cerca de 100 pessoas – representantes do setor público e privado, da academia, lideranças políticas e apartidárias e a comunidade local – estiveram reunidas em Santa Rosa, Rio Grande do Sul, durante o seminário O Futuro da Minha Cidade, cuja finalidade consiste em estimular o público a pensar sobre o desenvolvimento urbano sustentável do município para 20 anos, com participação efetiva da sociedade.

O projeto O Futuro da Minha Cidade é uma iniciativa da CBIC, com correalização do Sesi Nacional e patrocínio nacional da Caixa Econômica Federal.

No município de Santa Rosa foi realizado pela Associação Comercial, Industrial, Serviços e Agronegócios (Acisap) e o Sindicato da Industria da Construção e do Mobiliário do Noroeste do Rio Grande do Sul (Sinduscom Noroeste), com apoio da Agência de Desenvolvimento de Santa Rosa (AD) e do Governo Municipal de Santa Rosa.

As autoridades locais foram representadas pelo prefeito municipal, Alcides Vicini; o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Artur Lorentz; o presidente do Sinduscon Noroeste George Aléssio Volweis; o presidente da Acisap, Odaylson Eder; e o presidente da Agência de Desenvolvimento de Santa Rosa, Marcos Paulo Scherer.

A primeira palestra foi conduzida por Marcella Arruda, arquiteta urbanista do Instituto A Cidade Precisa de Você, que falou sobre a importância da participação das pessoas na construção de cidades compartilhadas.

Ela citou as ferramentas que constroem a união da sociedade.

Na avaliação que fez da visita realizada em Santa Rosa, dos espaços urbanos e dos projetos sócio culturais e de empreendedorismo, percebeu a existência de uma sinergia entre o setor público e os cidadãos, enalteceu que é possível verificar uma colaboração entre os diversos setores para o seu município e que esse é o segredo de se criar ciclos produtivos para a evolução das cidades.

A segunda palestra foi ministrada pelo ex-prefeito de Maringá, Silvio Barros. Ele trouxe o case de sucesso da administração municipal de Maringá, que serviu de base para a criação do projeto O Futuro da Minha Cidade.

Pelo segundo ano consecutivo, a cidade paranaense foi considerada a melhor do país para se viver.

Barros destacou o protagonismo assumido por Maringá e a importância do Conselho de Desenvolvimento Municipal. “A cidade precisa começar a pensar no futuro, 20 anos na frente. Assim como nós fazemos planos para a vida, as cidades precisam pensar no futuro”, afirmou.

Na oportunidade, instigou os participantes a entender que é preciso fazer a mudança acontecer. “Se queremos mudar algo, precisamos ser protagonistas dessa mudança e não esperar que o poder público seja o único responsável por ela”, disse Barros.

Santa Rosa já conta com um movimento popular interessado em organizar a participação da sociedade nas proposições do planejamento urbano da cidade a longo prazo. Ou seja, o diálogo entre o Poder Público, empresas e cidadãos está sendo organizado e agora a cidade precisa estabelecer as metas e implementá-las.

Ao final do evento, nas palavras do presidente da Agência de Desenvolvimento de Santa Rosa, Marcos Paulo Scherer, e dos demais presentes, ficou registrado a formatação das câmaras temáticas para que todos, em conjunto, observem as inovações, absorvam as tendências, promovam uma mudança de paradigma, para começar a rever o planejamento estratégico e estudar os modelos de planejamento para o futuro da cidade de Santa Rosa.

O início do projeto O Futuro da Minha Cidade foi em Maringá, no noroeste do Paraná.

O projeto já foi implementado em 30 cidades, entre elas, Goiânia (GO), Brasília (DF), Manaus (AM), Bento Gonçalves (RS), Natal (RN), São Luís (MA), Volta Redonda (RJ) e Rio do Sul (SC).

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Assilcon
Sinduscom-NH
Sinduscon-MG
Sinduscon-Caxias
ANEOR
Sinduscon – Lagos
Sicepot-PR
Sinduscon-MT
Sinduscom-SL
ADEMI – BA
Sinduscon – Norte
Sinduscon-RO
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea