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AGÊNCIA CBIC

06/06/2014

Setor de construção se rende ao e-commerce

"Cbic"
06/06/2014

DCI – Comércio, Indústria e Serviços

Setor de construção se rende ao e-commerce 

Telhanortejá oferece mais dei 5 mil itens em sua loja on-line e prevê expansão para outras estados  

 Loja virtual da C&C já fatura praticamente a mesma coisa que uma loja física e a empresa aposta na mudança do hábito de compras da classe média

SÃO PAULO

O setor de material de construção começa a ampliar suas operações no País através dos canais de ven), de olho no potencial de consumo do brasileiro. Uma das líderes do segmento no País, a Casa e Construção (C&C), esperaum crescimento de até 40% este ano no mercado virtual.

Presente nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo, a rede conta com45 unidades em funcionamento, sendo que hoje a loja virtual da empresa jáfaturaquaseamesma coisa que uma loja grande da rede, como E-com   da C&C, Sérgio Oliveira. Nossa expectativa é que a empresa cresça pelo menos 40% em relação a2013 no segmento on-line , informou.

Com investimentos na plataforma virtual guardados a sete chaves, a empresa optou por investir em operações independentes, uma vez que os produtos comprados no site são entregues diretamente no domicílio do cliente, sem a possibilidade de se rem retirados na loja. E a estratégia parece ter dado certo, tanto que a C&C comemora crescimento também no mercado eletrônico.

Fazemos entregas em qualquer lugar do País. As políticas são as mesmas para os dois segmentos [compranalojafísicaouno site] . A única coisa que muda é disponibilidade dos produtos, que

OPORTUNIDADE

-?O comércio virtual é   uma realidade no setor   varejista como um   ,  visualizamos uma   grande oportunidade.-?   

 JULIANO OHTA DIRETOR DA TELHANORTE   

 pode variar entre uma estrutura e outra , explicou.

Segundo ele, as vendas no on-line tiveram início após aumento da demanda do mercado, incluindo todos os setores de compra domésticas, assim como o de construção e itens para casa. Na Casa e Construção (C&C), os produtos mais procurados são os materiais de construção, como afirmou Oliveira. A maior demandanalojaon-lineépormateriais e produtospara construção e reforma. A C&C, porém, também acredita muito na venda de produtos de decoração, já que possui uma variedade imensa de itens nessa área , ressaltou Oliveira Recém-chegada ao segmento virtual, aTelhanorte jácontacom mais de 15 mil itens em sua plataforma. A empresa prevê expan para outros estados, além de São Paulo e Minas Gerais, onde o atendimento já está em funcionamento. O co mércio virtual é uma realidade no setor varejista como um todo. Nesse contexto, visualizamos

uma grande oportunidade de aprimorar a experiência de compra do nosso cliente, com o objetivo de atenderumanova geração de consumidores. Estes prezam pela agilidade na hora de procurar os produtos, além de melhores preços , contou o Juliano Ohta, diretor de Marketing e Compras daTelhanorte, que pertence ao grupo Saint-Gobain.

Com a disputa já acirrada no setor, a Telhanorte resolveu desenvolver um sistema que permi tirá ao cliente comprar o produto em sua plataforma on-line e retirá-lo na loja mais próxima, como diferencial da concorrência. Atualmente, a empresa desene-commer   de maneira integrada com as demais modalidades de venda da companhia. Isso garante ao cliente a possibilidade de realizar facilmente uma operação cruzada. Nela pode-se trocar itens adquiridos no site em uma loj a física daTelhanorte , afirmou.

Ainda de acordo com Ohta, o crescimento da renda do brasileiro e a entrada de um grande número de pessoas na classe média tem sido o que impulsiona os investimentos da empresa no setor. Com 37 lojas entre São Paulo, Minas Gerais e Paraná, o estado paulista ainda é o que se destaca em volume de vendas, já que representa o maior mercado do varejo no ramo da construção no País". Até 2015, como parte do projeto de expansão da companhia, a meta da rede é abrir três novas lo jas em São Paulo.

Arespeito dabuscapelaconso lidação de sua atuação no canal de vendas on-line, aloja virtual da Telhanorte aposta na diversidade de produtos. "Nossa rede é muito

democrática, já que conseguimosatendertodasasclasses, desde a A até a classe C. Entre os produtos mais procurados, os materiais de acabamento como pisos, revestimentos, metais e louças sanitárias, lideram a procura em nossa loja virtual . Para Ohta, contudo, o perfil do consumidor pode variar bastante de acordo com a plataforma de compra. O consumidor do comércio eletrônico tem características diferentes do cliente da loja física, eles fazem parte de uma nova geração que utilizam muito as ferramentas tecnológicas e buscam agilidade no momento da compra .

Fusão certeira

A BR Home Centers é outra empresa que também passou a investir em operações separadas para o on-line e o varejo físico, seguindo os passos da C&C. Nascida da fusão das marcas Casa Show e Tendlüdo, o grupo BR Home Centers tem forte atuação nas regiões Sudeste e Nordeste e faturou R$ 637 milhões no ano passado, crescendo 10,8% em relação ao ano anterior. Quando somadas a abertura de duas novas lojas da rede em 2013, porém, essecrescimento chegaa23%.

Com seis centros de distribuição considerados pela marca como pontos estratégicos, a rede conta com atuação em Goiânia (GO), Brasília (DF), Lauro de Freitas (BA), São Luís (MA), Fortaleza (CE) e Rio de Janeiro, além de ter atualmente 22 unidades físicas das marcas do Grupo, e também duas lojas virtuais, sendo que arede manteve os nomes mesmo com a fusão. O crescimento do no mercado nacional é uma realidade, já que os clientes querem cada vez mais poder realizar suas compras no conforto desuas residências , dis da BR Home Centers, Guilherme Aguinaga de Morais.

A plataforma virtual está integrada a loja física, mas como a companhia está passando por um processo de ampliação do seu mix de produtos, estamos inaugurando um centro de distribuição exclusivo para o armazenamento de determinados itens. O ideal seria que as pessoas pudessem comprar no site e retirar o produto na loja, mas isso acabaria gerando muitos problemas no que diz respeito a operação. Logo todas as compras feitas no site são entregues direto no domicílio do cliente , apontou.

Como plano de crescer 13% até o final do ano, o grupo aposta na classe C para ganhar espaço no mercado, uma vez que a procura por pisos, revestimentos e acessórios para banheiro tem aumentado nas unidades da rede. O crescimento da economia e do poder aquisitivo da população tem impulsionado os negócios. Hoje, o sonho do brasileiro é a casa própria e com a construção civil em alta, o setor de materiais de construção, reforma e decoração tem tudo para se desenvolver .

Colaboração:CamilaAbud

FELLIPE AQUINO  

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