
AGÊNCIA CBIC
08/08/2011
Setor de alta tecnologia cresce acima dos outros
![]() |
08/08/2011 :: Edição 152 |
Jornal Valor Econômico/BR 08/08/2011
Setor de alta tecnologia cresce acima dos outros Conjuntura : Desempenho da indústria mostra que quanto maior o nível tecnológico, melhor o resultado
Quem olhar o desempenho da indústria brasileira de uma perspectiva do conteúdo tecnológico verá a imagem perfeita de uma escada. Quanto maior o nível tecnológico, melhor é o resultado. Enquanto os fabricantes de bens com alto conteúdo tecnológico produziram 6,6% mais no primeiro semestre do que em igual período do ano passado, a indústria de baixa tecnologia viu sua produção se retrair 1,7%. No meio do caminho, os segmentos de média-alta e média-baixa tecnologia, registraram crescimento inferior à atividade econômica, com taxas de 2,5% e 2,3%, respectivamente.
No geral, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) registrou avanço de 1,6% na produção da indústria de transformação nos primeiros seis meses do ano na comparação com o mesmo período de 2010. O resultado só não foi pior devido ao forte desempenho dos fabricantes de bens com alto teor tecnológico, como o setor de aeronáutica, que produziu 9,5% mais, e a indústria farmacêutica, que expandiu sua produção em 6,4%, na comparação entre o primeiro semestre de 2011 com igual período de 2010.
Se dependesse apenas do segmento de baixa tecnologia, no qual se encontram os fabricantes de têxteis, couro e calçados, que viram sua produção cair 8,5%, o desempenho da indústria como um todo seria negativo.
Essa performance exemplifica a relação que a indústria brasileira mantêm com o câmbio valorizado, segundo Júlio Sérgio Gomes de Almeida, economista do Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (Iedi), e autor do levantamento. Isso é, aqueles que conseguem incorporar em seus produtos itens importados, barateados pelo câmbio, conseguem competir. Já aqueles que têm mais dificuldade para isso, acabam engolidos, diz Almeida, para quem o processo de incorporar conteúdo importado ocorre com mais facilidade em setores de alto conteúdo tecnológico. Uma montadora de veículos pode substituir suas peças, deixando as nacionais e passando a comprar estrangeiras, mas o setor de autopeças não pode, afirma.
É justamente a indústria automobilística que tem evitado um resultado mais fraco do segmento de média-alta tecnologia. Nos primeiros seis meses do ano, enquanto o segmento registrou avanço médio de produção de 2,5%, a indústria automobilística avançou 6,2%. Outro setor relevante para o segmento, os fabricantes de produtos químicos, reduziram sua produção em 2,3% no semestre.
Impulsionado pelas obras de infraestrutura para a Copa do Mundo de futebol de 2014 e por programas habitacionais, o setor de construção civil aquece os fabricantes de materiais e insumos, em boa parte inseridos no ramo de média-baixa tecnologia. Os fabricantes de produtos metálicos, como siderúrgicas, aumentaram a produção em 1,8% nos primeiros seis meses, e os fabricantes de produtos minerais não-metálicos ampliaram sua produção em 4,8%. A competição com importados é menor nestes segmentos, diz Almeida.
Para os fabricantes de calçados, confecções e móveis, o cenário é grave, segundo o economista do Iedi. Principais beneficiados pelo plano Brasil Maior, lançado pelo governo na semana passada, os industriais desse segmento ainda têm diante de si um quadro de competição acirrada, avalia Almeida, para quem a nova política industrial congela a atual situação. Não quer dizer que o cenário melhorou, apenas que ele deve parar de piorar, afirma.
Professor da Unicamp e ex-secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Almeida avalia que a indústria vive etapa descendente do ciclo iniciado pela crise mundial, no fim de 2008. A indústria desabou, mas entre 2009 e 2010, voltou com força, começando com os segmentos de menor conteúdo tecnológico, impulsionados por políticas do governo, diz Almeida. Agora vivemos estágio de grande viés importador, que afeta justamente aqueles que se recuperaram antes.
|
|
![]() |