Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

21/08/2020

Setor da construção lidera campanha por mais empregos no Pará

Para mostrar força e união no ‘novo normal’, o Sindicato da  Indústria de Construção do Estado do Pará (Sinduscon-PA) lançou no dia 20 de agosto a campanha ‘Juntos por mais empregos’, em parceria com órgãos que compõem o Sistema da Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa).

A ação interinstitucional prevê estratégias de superação na conjuntura que também afetou o Pará. A meta básica, como o próprio nome diz, é manter o emprego e dar condições para a criação de mais vagas no segmento da construção civil. O lançamento da campanha ocorreu no canteiro de obra do Conjunto Habitacional Riacho Doce II, III e IV, na Avenida Perimetral, bairro do Guamá, em Belém.

De acordo com o presidente sindical, o foco é a retomada do setor da construção, a manutenção de empregos e o estímulo às novas contratações, com investimento em pessoas, gestão e tecnologias nos canteiros de obra.

 

Alex Carvalho, presidente do Sinduscon-PA, na abertura do evento (Foto: Marivaldo Pascoal)

 

“Buscamos a parceria das entidades tradicionais e conceituadas ligadas à indústria, o Instituto Euvaldo Lodi (IEL), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Serviço Social da Indústria (Sesi) por reconhecer o excelente trabalho que desempenham em diversas áreas, como a qualificação, saúde e segurança e mercado de trabalho. Essas ferramentas juntas auxiliarão trabalhadores e empresas nesse recomeço”, declarou.

O presidente do Sistema Fiepa, José Conrado Santos, disse que em mais de 70 anos de atuação, a entidade sempre esteve ao lado da indústria, adequando-se às necessidades ou realidades. “Estamos lado a lado com as indústrias, oferecendo a elas todos os nossos serviços e consultorias para apoiá-las na superação dessa crise. Gostaria de parabenizar o Sinduscon pela iniciativa, que vai ser uma importante contribuição para o emprego no Estado”, declarou ele.

 

Diretrizes

Como incentivo houve a entrega de camisas para os trabalhadores que se destacaram nas atividades físicas (Foto: Marivaldo Pascoal)

 

A ação busca estimular a qualificação e a orientação profissional para melhor adaptabilidade aos postos de trabalho, promover atividades direcionadas a saúde e segurança do trabalhador da construção civil e contribuir com as empresas vinculadas ao Sinduscon-PA para a integração do trabalhador nesse período de reabertura da economia para a indústria da construção. O Sistema Fiepa participa com a palestra ‘O Mercado de trabalho e suas transformações’, cursos de educação a distância e ações de saúde e segurança do trabalhador.

“Os desafios para a retomada da economia e da geração de empregos são inúmeros e, por meio dessa ação conjunta, queremos contribuir para que a construção civil encontre meios de prosseguir suas atividades com segurança e gerando mais oportunidades aos trabalhadores paraenses”, salientou Dário Lemos, superintendente do Sesi no Estado.

“O Sesi, em parceria com o Sinduscon, está dentro dos canteiros de obras, desenvolvendo o trabalho de ginastica laboral e informação para trabalhador da indústria nesses tempos de pandemia”, disse Cilani Santos, técnica de Educação Física do órgão. “Oferecemos exercícios e atividades dinâmicas que desenvolvem a atenção e o tempo de reação, que são fatores importantes para o trabalhador da construção civil e familiares, para que possam enfrentar as dificuldades geradas pela pandemia.”

Na opinião de Carlos Auad, superintendente do IEL Pará, a estratégia coletiva tem tudo para dar certo. “Todos os setores passam por transformações, e a pandemia acelerou muitos processos e medidas que levariam mais tempo para serem implantadas”, admitiu. “Nossa atuação terá como foco o mercado de trabalho atual. Vamos também levantar as necessidades das empresas atendidas, buscando auxiliá-las em seus desenvolvimentos”, adiantou Auad.

 

A psicóloga Aline Barros conduziu a palestra ‘O mercado de trabalho e suas transformações (Foto: Marivaldo Pascoal)’

 

“O IEL está de portas abertas para todos os segmentos, e há muita coisa que podemos fazer para agregar”, disse a psicóloga do instituto, Aline Barros,  “Existe uma questão comportamental que precisa ser levada em conta, um olhar diferenciado para eles [trabalhadores]”, enfatizou ela. “O IEL pode ajudar em parceria nessa capacitação comportamental, da saúde, mas é necessário o engajamento dos líderes”, observou. “Nossa preocupação é para além da saúde física, tem a questão do ambiente fora da construção, e queremos saber se está tudo bem, se tem algum problema que podemos resolver.”

Para o diretor da Laje Construções Túlio Damasceno, a união de esforços é benéfica aos trabalhadores. “O projeto é visto de uma forma interessante, e entendo que a adesão das empresas é necessária. As pessoas são importantes às organizações. As empresas precisam estar focadas nessa gestão”, recomendou.

 

Eliana Farias faz a entrega do voucher (Foto: Marivaldo Pascoal)

 

Eliana Farias, gestora do Sinduscon-PA, fez a entrega do voucher para o diretor da Laje, Túlio Damasceno, que dá direito a dez exames admissionais gratuitos para novas contratações da construtora.

O pedreiro Raimundo Pacheco, da Laje, aprovou a nova campanha. “Às vezes, temos um desejo de fazer algum curso e surge agora essa oportunidade para agregar mais conhecimento”, afirmou. “Essa iniciativa com o Sinduscon é importante. Tenho vontade de fazer o curso de Mestre de Obras. Trabalho na Laje há mais de 20 anos, comecei como empreiteiro. Hoje sou um trabalhador de carteira assinada e quero fazer o curso”, adiantou.

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-PA
Sinduscon Sul – MT
Sicepot-RS
Sinduscon-SM
Sinduscon PR – Noroete
Sinduscon-BA
Sinduscon Chapecó
Sinduscon-MG
Sinduscon-DF
SECOVI- PB
ADEMI – BA
Sinduscon – Foz do Rio Itajaí
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea