Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

24/11/2017

Setor da construção e governo se unem para a prevenção de acidentes de trabalho no setor da construção

Evento inédito e precursor da CANPAT Construção 2017/2018 no interior de São Paulo apresenta a CBIC e todo seu trabalho em SST

Com a participação expressiva de empresários e técnicos de Segurança e Saúde no Trabalho (SST) de Ribeirão Preto e região, representantes do Ministério do Trabalho, da Prefeitura de Ribeirão Preto, dos trabalhadores do setor da construção, do Serviço Social da Indústria da Construção (Seconci) e do Serviço Social da Indústria (Sesi), o resultado do primeiro Seminário Regional – Edificar o Trabalho, realizado ontem (23/11), em Ribeirão Preto (SP), superou as expectativas. O evento integra a Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes na Indústria da Construção (CANPAT Construção 20174/2018 – Conhecer para Prevenir), ação conjunta da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), por meio da sua Comissão de Política de Relações Trabalhistas (CPRT), e do Ministério do Trabalho, pela Secretaria de Inspeção do Trabalho (SIT), com a correalização do Sesi Nacional.

Com painéis que contaram com apresentações dedicadas à CANPAT Construção 2017/2018, o seminário cumpriu o seu papel de disseminar aos empresários e trabalhadores do setor da construção da cidade e região não apenas dados sobre condições que levam a acidentes e doenças do trabalho, suas consequências e a quantidade de ocorrências, mas também o de apresentar as boas práticas desenvolvidas pelo setor da construção em todo o país em prol do trabalhador, bem como esclarecer dúvidas sobre a nova legislação trabalhista. “Saúde e Segurança no Trabalho (SST) merece uma atitude perene, constante e proativa, com a meta de buscar sempre acidente zero no setor da construção”, destaca o presidente da CPRT, Fernando Guedes, reforçando a importância da campanha para proteger o maior patrimônio da empresa, que é o seu trabalhador.

 

Impressões sobre o evento

“Nota 10. O evento foi muito importante para Ribeirão Preto na área de Segurança e Saúde no Trabalho e esclarecedor do ponto de vista da Reforma Trabalhista. Como empresário, a gente precisa de mais eventos como esse. A lição de casa, na CBIC, foi feita e precisamos estar juntos”. Fernando Paoliello, diretor de Capital e Trabalho do Sinduscon-SP da Região de Ribeirão Preto

“O evento foi ótimo! Fiquei surpreso com as publicações que já existem na CBIC. Vocês estão de parabéns. Conhecia a CBIC de nome, mas não sabia das publicações da entidade. Me perguntei porque o interior não tem acesso a essas informações. Agora, já estou com o Guia Contrate Certo e o Guia do Cálculo de Linha de Vida na minha mesa e vou ler. Depois vou acessar o site da CBIC”. Reinaldo Bulgarelli, engenheiro civil e diretor da empresa Bulgarelli Engenharia.

“A interação entre os técnicos – advogados e as empresas – é sempre positiva. A gente sempre sai com algumas ideias para implantar no dia a dia. A parte da tarde, sobre a Reforma Trabalhista, com a participação de advogados esclarecendo os principais pontos foi de grande importância”. Rafael Pagano, diretor da construtora R.Pagano.

“O evento foi muito produtivo. A intermediação do presidente da Comissão, Fernando Guedes, sobre a fala da nova lei trabalhista trouxe bastante informação para nós. Mas, particularmente, eu não conhecia a CBIC do jeito que foi apresentada, com vários materiais já produzidos, que podem ser baixados gratuitamente pelo site, com materiais práticos”. Foi um evento bastante promissor, com bastante substância”, Arthur Guzzo, diretor presidente da Construtora Guzzo e presidente da Associação Comercial e Industrial de Jaboticabal (Aciaja).

“O trabalho desenvolvido pela CBIC, com o Sesi, o Senai e os Seconcis, em prol dos trabalhadores, segue na linha de ajudar no desenvolvimento do País”. Haruo Ishikawa, líder do projeto de SST/CBIC e vice-presidente do SindusCon-SP e do Seconci-SP.

De iniciativa da CPRT/CBIC, o seminário de Ribeirão Preto contou com a realização do SindusCon-SP, Seconci-SP, Ministério do Trabalho e correalização do Sesi Nacional e foi realizado na Associação de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Ribeirão Preto.

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
SINDUSCON SUL CATARINENSE
Sinduscon-RN
SECOVI-PR
Sinduscon-PB
Sinduscon-BA
Abrainc
SECONCI BRASIL
Sinduscon – Foz do Rio Itajaí
Sinduscon-MG
Sinduscon-ES
Sinduscon – Grande Florianópolis
Sindicopes
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea