Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

17/03/2017

SETOR DA CONSTRUÇÃO DESENVOLVE PARCERIAS PARA APOIAR A CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL NO BRASIL

IFC, braço financeiro do Banco Mundial, irá estabelecer um acordo de cooperação ainda este ano com a CBIC para difundir o Programa EDGE no Brasil, plataforma pretende reduzir 20% o uso de água e energia na fabricação de materiais de construção

A construção sustentável é uma agenda positiva tanto para a iniciativa privada quanto para o setor público, pois hoje já existe um crescente processo de conscientização do mercado brasileiro em relação aos conceitos de sustentabilidade.  Para o presidente da CBIC, José Carlos Martins, “Já é tempo do setor da construção virar a página e encarar a sustentabilidade como negócio”. A cooperação entre o IFC (Cooperação Financeira Internacional) e Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) pretende estabelecer uma dinâmica de difusão do Programa EDGE no Brasil entre os empresários do setor. O SENAI Nacional é parceiro da CBIC junto à cooperação que será estabelecida com o IFC.

O EDGE é uma certificação que simplifica o processo para obter as credenciais de um edifício verde. A base é um sistema online, de fácil utilização e de livre acesso, que permite a rápida avaliação da performance do edifício nas três áreas mais importantes: energia, água e materiais.

O analista do IFC no Brasil, Edward Borgstein, em entrevista concedida ao CBIC MAIS adianta que a cooperação IFC/CBIC “inclui desenvolvimento de projetos pilotos, capacitação, divulgação e participação conjunta em eventos.”

A Comissão de Meio Ambiente (CMA) da CBIC está à frente desse acordo junto ao IFC. Neste momento prepara minuta que será assinada ainda este ano no Brasil com a presença do líder do Programa de Cidades e Negócios Sustentáveis para a América Latina e Caribe do IFC, Kristtian Rada.  A plataforma já está disponível no Brasil e a expectativa é que o software não tenha grandes custos aos empresários brasileiros, por isso poderá ser utilizado por pequenas e médias empresas da construção civil nacional.

Legenda: O sistema de certificação de construções verdes, criado pelo IFC (International Finance Corporation) – braço do Banco Mundial para o financiamento privado –, pretende reduzir em 20% o uso de água e energia na fabricação de materiais de construção.

Confira a entrevista que fizemos com o analista do IFC no Brasil Edward Borgstein sobre a difusão do EDGE no Brasil:

CBIC MAIS: O que envolve o acordo de cooperação IFC e CBIC?

Edward Borgstein: CBIC e o IFC estão desenvolvendo uma cooperação para promover o Programa EDGE no Brasil. EDGE, Excelência em Projeto para Maior Eficiência (na sigla em inglês) é uma inovação do IFC para construções sustentáveis. Essa cooperação inclui desenvolvimento de projetos pilotos, capacitação, divulgação e participação conjunta em eventos.

C.M.: Você poderia diferenciar certificação EDGE das que já existem, como o LEED e AQUA?

E.B.: O programa EDGE é uma forma mais rápida, acessível e barato para construir e certificar edificações sustentáveis. Ele avalia os três aspectos de uma construção com maior impacto ambiental: energia, água e energia embutida em materiais. Proporcionando uma metodologia de fácil entendimento, com software gratuito e um processo streamlined de certificação, o EDGE é uma forma de democratizar a certificação de sustentabilidade e oferecê-lo para empreendimentos que não teriam conseguidos alcançar uma certificação de maior custo. Certificações como LEED e AQUA, que realizam avaliações mais abrangentes de áreas como qualidade ambiental interna, vão continuar sendo uma preferência de mercados de alto padrão, como escritórios corporativos; EDGE não é um concorrente e sim uma alternativa para oferecer a certificação a um mercado maior.

C.M.: Quais serão as atividades do EDGE no Brasil para divulgar essa nova certificação?

E.B: Iremos apresentar o EDGE nos principais eventos de construção sustentável do país ao longo do ano. Durante o Encontro Nacional da Indústria da Construção, contaremos com a presença do Kristtian Rada, líder dos programas de Cidades e Clima para o IFC na América Latina, para firmar o memorando de entendimento com a CBIC e descrever os benefícios do programa EDGE para os participantes do evento. Também realizaremos diversas capacitações e treinamentos para os profissionais interessados em se tornar EDGE Experts, para implementar a certificação, ou EDGE Auditors, para realizar o processo de auditoria e garantia de qualidade durante a certificação de um edifício.

C.M.: Quando a certificação estará disponível no Brasil? Quais são os primeiros passos para adquirir a certificação EDGE?

E.B.: A certificação já está disponível no Brasil. O primeiro passo é de entrar no site (acesse o link: www.edgebuildings.com/?lang=pt-pt) para ler mais sobre o programa, criar uma conta e realizar uma auto avaliação do seu empreendimento no Aplicativo EDGE, que é aberto e disponível gratuitamente. Todo o processo de certificação é realizado dentro do aplicativo, incluindo a comunicação com as agências certificadoras e auditoras selecionadas para seu programa. Também recomendamos que as pessoas realizem treinamento online ou presencial para se tornar EDGE Experts. Este está atualmente disponível em inglês (www.edgebuildings.com/edge-experts/ e https://edge.gbci.org/); em breve teremos uma opção para oferecer em português.

C.M.: E o custo dessa certificação? É competitivo no mercado?

E.B.:O custo do processo varia por empreendimento, mas se mostra significativamente mais barato que outras certificações comparáveis. Isso devido ao fácil entendimento do programa e o processo de certificação e garantia de qualidade.

C.M.: Pelo que entendi, uma parte da certificação é gratuita. Correto? O que é cobrado do empresário?

E.B.: O uso do aplicativo EDGE (http://app.edgebuildings.com/) é gratuito. Treinando os profissionais da sua equipe de projetos como EDGE Experts, só será necessário pagar as taxas de certificação e de auditoria, que são negociados diretamente com as organizações de certificação. Neste momento, duas organizações são habilitadas para oferecer certificação EDGE no Brasil, sendo elas o GBCI e o consórcio SGS/Thinkstep. Contato com ambos pode ser feito via o aplicativo EDGE ou diretamente via os respectivos sites (https://edge.gbci.org/ e https://www.thinkstep.com/services/edge-certification).

C.M.: A certificação EDGE está adaptada para o Brasil?

E.B.: A certificação já está adequada para utilização no Brasil e estudos preliminares mostram que em tipologias comerciais, o desempenho na área de Energia está bem alinhado com as necessidades do PBE Edifica nível A.

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Assilcon
Sinduscon-AP
Sinduscom-SL
Sinduscon-CE
Ascomig
Sinduson – GV
Sinduscon Chapecó
Sinduscon-SP
Sinduscon-MT
Aconvap
Sinduscon – Foz do Rio Itajaí
Sinduscon-PB
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea