Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

16/02/2024

Setor da construção cria força-tarefa contra dengue no DF

Imagem: Comunicação/Sinduscon-DF

Entidades do setor da construção deram início nesta sexta-feira (16) a uma força-tarefa com empresas e funcionários para prevenção e combate à dengue, no Distrito Federal, onde 23 mortes já foram confirmadas por causa da doença. Equipes de segurança do trabalho vão realizar vistorias, ministrar palestras e disponibilizar cartaz digital para conscientização nos canteiros de obras, para que os locais não se tornem propícios para proliferação do mosquito Aedes aegypti.

 De acordo com boletim publicado pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal no final da tarde do dia 14/02, o número de mortes em decorrência da dengue já somava 66.361 casos prováveis da doença. No total, segundo dados oficiais, 84 pessoas morreram por dengue no país neste ano.

No DF, realizam a força-tarefa o Serviço Social da Indústria da Construção (Seconci), o Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon), o Sindicato dos Trabalhadores da Indústria da Construção (Sticombe), a Associação de Empresas do Mercado Imobiliário do Distrito Federal (Ademi), a Associação Brasiliense dos Construtores (Asbraco) e a Associação de Moradores e Comerciantes do Noroeste (AmoNoroeste).

Na primeira etapa da força-tarefa, empresários e trabalhadores receberão as equipes de segurança do trabalho em 10 canteiros de obras. As empresas da indústria da construção que quiserem levar a campanha para seus canteiros de obras podem solicitar o agendamento pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (61) 98166-6969. Cada empresa poderá solicitar a visita da equipe para até dois canteiros de obras.

Atuação firme

De acordo com o presidente do Sinduscon-DF, Adalberto Valadão Júnior, a mobilização das empresas associadas e dos funcionários é extremamente importante para a redução dos casos de dengue no DF. “A responsabilidade de prevenção à doença e de combate ao Aedes aegypti é coletiva. A indústria da construção civil atuará de forma ainda mais firme contra o mosquito para preservar a saúde e a vida da população”, afirmou.

O presidente do Seconci-DF, Carlos Eugênio de Faria Franco, ressaltou que o Distrito Federal está enfrentando uma epidemia de dengue. “O nosso setor está atento à saúde dos trabalhadores. Dessa forma, a união de todos é fundamental para alertar e evitar que mais casos aconteçam. Com profissionais que já realizam e fazem essa prevenção, as empresas precisam fazer sua parte para que vençamos esse mal o quanto antes”, disse.

O presidente da Ademi-DF, Roberto Botelho, destacou que essa é mais uma iniciativa essencial liderada pelo Seconci-DF. “A Ademi-DF não apenas apoia, como participará engajando suas associadas no combate ao mosquito da dengue. Assim como na pandemia da covid-19, em que mantivemos a saúde e a vida dos nossos colaboradores em primeiro lugar, vamos atuar para apoiá-los na prevenção à essa doença”.

Dicas para obras

  • Vire as masseiras ou use um cano para escoamento de água em caixas ou espaços que deixam a água parada;
  • Mantenha as lajes secas mantenha caixas e reservatórios tampados;
  • Mantenha caixas e reservatórios tampados corretamente (tampa ou tela) ou guarde de cabeça para baixo;
  • Evite o acúmulo de água em poço de elevador e fundações;
  • Guarde latas, garrafas e vasos sanitários em local coberto;
  • Mantenha betoneiras secas ou com telas;
  • Guarde lonas em locais cobertos ou, caso esteja em uso, devem permanecer esticadas;
  • Guarde os EPI’s no local correto. garanta que estejam secos e conservados;
  • Faça prevenção das calhas. mantenha-as limpas e desentupidas;
  • Lave semanalmente com escova a parte interna dos tanques e reservatórios;
  • Realize vistorias regulares no canteiro de obras.

 (Com informações do Sinduscon-DF)

COMPARTILHE!

Maio/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-SF
Sinduscon-TAP
Ademi – SE
Sinduscom-NH
Sinduscon-Mossoró
SECOVI-SP
Sinduscon-JF
Sinduscon-SE
ADEMI-AM
Sinduscon-AM
Sinduscon-BA
Sinduscon-MT
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea