
AGÊNCIA CBIC
Setor da construção apresenta estabilidade em março
A Sondagem da Construção Civil, divulgada ontem (3 de maio) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), com apoio da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), indica que o setor da construção apresentou estabilidade em todas as áreas (construção de edifícios, obras de infraestrutura e serviços especializados), em março, após queda registrada nos meses de janeiro e fevereiro de 2011.
De acordo com a pesquisa, o desempenho do setor no início deste ano é diferente do observado em 2010.
O primeiro trimestre mostrou uma desaceleração da forte expansão observada no ano passado.
Março foi o terceiro mês consecutivo sem registro de aumento no nível de atividade em relação ao mês anterior.
De acordo com a pesquisa, o crescimento do setor diminuiu em relação a 2010, porém é considerado estável.
Contribuiu para esse resultado, a situação financeira das empresas, cuja margem de lucro operacional foi considerada insatisfatória no primeiro trimestre no ano.
Além disso, as empresas manifestaram dificuldade de acesso ao crédito imobiliário.
"Com a instabilidade econômica, o agente financeiro fica mais rígido no momento de fornecer crédito, o que atinge mais as pequenas e médias empresas, que oferecem menos garantia subsidiária para conseguir empréstimos", diz Paulo Safady Simão, presidente da CBIC.
Ainda segundo a sondagem, apesar do desempenho observado neste primeiro trimestre, a expectativa é de otimismo em relação à expansão do setor para os próximos seis meses.
Espera-se aumento no nível de atividade e novos empreendimentos e serviços, o que se traduzirá em aumento na compra de insumos e contratação de funcionários.
Clique aqui para acessar a íntegra da Sondagem.