Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

23/02/2018

Setor avança na qualificação de jovens líderes

Grupo CBIC Jovem recebe capacitação em gestão e liderança com perspectiva empresarial e associativa

A iniciativa de formar novos líderes para o setor da construção ganhou ainda mais força e entusiasmo dos membros do Grupo CBIC Jovem nesta semana. Idealizado pelo Fórum de Ação Social e Cidadania (Fasc) da Câmara Brasileira da indústria da Construção (CBIC), com a correalização do Sesi Nacional, o projeto já conta com a participação de 20 jovens empresários e gestores do setor da construção das cinco regiões do País. Onze deles se reuniram nos últimos dias 21 e 22 de fevereiro, na sede do Secovi-SP, em São Paulo, para o primeiro encontro de capacitação deste semestre. “Durante esses dois dias de capacitação, nossos jovens foram apresentados a conteúdos fundamentais sobre gestão de pessoas, desempenho, planejamento estratégico, treinamento, entre outros conteúdos que, sem dúvida, farão toda a diferença em seus processos de crescimento pessoal e profissional”, salienta a presidente do Fasc/CBIC, Ana Claudia Gomes.

Neste primeiro encontro, foram trabalhadas as competências de gestão e liderança com perspectiva empresarial e associativa. O consultor Ayrton Sérgio Rochedo Ferreira, da Rochedo Ferreira & Consultores, conduziu o treinamento com discussão sobre a aplicação prática de temas como motivação, comunicação e feedback; gestão de desempenho; cultura de atendimento e comportamento do líder. Também foi revisada a consolidação dos propósitos construídos pelo grupo em dezembro de 2017.

Próximos passos

De acordo com o consultor Ayrton Ferreira, os próximos passos incluem uma rápida imersão do grupo nos trabalhos desenvolvidos pelas comissões técnicas da CBIC para melhor entendimento de seus propósitos e agendas, além da estruturação do direcionamento estratégico do grupo, aderente ao plano estratégico da entidade, definido no encontro de abril do ano passado. “A etapa de capacitação ainda não foi concluída, mas iniciaremos já em março um processo de imersão desses jovens nas comissões da CBIC, etapa fundamental para que mais adiante eles possam protagonizar novos projetos”, enfatiza Ana Claudia Gomes.

Na programação da iniciativa, também haverá espaço para a devolutiva da imersão e estruturação interna do CBIC Jovem, com representantes designados para os painéis das várias comissões técnicas da entidade, que ocorrerão durante o 90º Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic), de 16 a 18 de maio, em Florianópolis (SC), e aproximação do grupo com a Academia, via Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), também durante o 90º Enic, para compartilhar as experiências já desenvolvidas.

O Grupo CBIC Jovem é composto por representantes dos Sinduscons de Alagoas (Bruno Soares Carvalho), Ceará (Filipe Carvalho de Holanda), Distrito Federal (Lígia Valois). Goiás (Raphael Andrade N. Rocha, Marina Macedo de Moura e Diogo Lopes Maldi), Maranhão (Lucas Fonseca Rezende), Pará (Leonardo Castelo Branco), Pernambuco (Anacleto Nascimento), Paraná (Diogo Martins, Rodrigo Quirino e Mayra Andrea Doria Mattana), Rio de Janeiro (Pedro Pontes Gomes Lopes Martins e Rafael Abreu da Costa Pereira), Caxias do Sul (Lucas Trentin), Rio Grande do Sul  (Rafael Garcia), Chapecó (Pedro Henrique Paludo Missau), São Paulo (Netto Benvenutti) e Tocantins (Guilherme Costa de Oliveira), além da Aneor (Nathalia Pereira Rocha L. Yakubu). Interessados em mais informações sobre o projeto devem entrar em contato com o Fasc/CBIC pelo email [email protected].

 

GRUPO CBIC JOVEM

O que os jovens líderes levarão do 1º Encontro de Capacitação de 2018

 “Um conhecimento bem maior do pouco que eu tinha sobre gestão, liderança e estrutura organizacional. Estou levando experiências compartilhadas pelos colegas que, com certeza, vou colocar em prática tanto na empresa quanto no Sindicato, em busca da melhoria contínua das relações com os colegas e com os colaboradores da construção”, Guilherme Costa de Oliveira (Sinduscon-TO)

 “A percepção da relação entre as questões da teoria da gestão de liderança com a prática da vivência de campo, cada vez mais aperfeiçoada aqui no ambiente do CBIC Jovem”, Lucas Fonseca Rezende – Sinduscon-MA

 “Uma reflexão muito grande da parte de liderança e gestão. Compartilhando informações com os colegas do setor, a gente consegue ter uma noção do que acontece em cada estado, quais são as particularidade de cada um; assimilar e ter ideias para solucionar problemas que são coletivos, e visualizar um futuro mais próspero para o setor”, Lucas Trentin (Sinduscon Caxias do Sul)

 “Dessa experiência estou levando a oportunidade que a CBIC está nos proporcionando de entender um pouco mais sobre gestão e liderança e onde a gente pode tentar aplicar isso no nosso trabalho e ver essas diferenças realmente acontecerem. A oportunidade também de conhecer um pouco mais sobre as comissões da CBIC e, de alguma forma, trazer a devolutiva para todo o grupo, de forma nacional”,  Netto Benvenutti (SindusCon-SP)

“Além do conhecimento de gestão e liderança que a gente teve aqui, passado pelo Ayrton e pelos depoimentos de cada um, levo também a grande satisfação e orgulho de saber que na nossa classe existem jovens dedicando tempo para pensar e agir para o futuro da nossa classe. Pensando a longo prazo, hoje somos nós os jovens, mas daqui a alguns anos serão nossos filhos, netos e amigos que poderão seguir a nossa profissão. Então, é muito satisfatório ver um grupo determinado em agir pelo bem e pela evolução da classe da construção. É muito bacana ver isso e é o que eu também levo para o meu Estado”, Diogo Lopes Maldi (Sinduscon-GO)

 “Quero agradecer à CBIC pela oportunidade de poder participar do projeto de formação do CBIC Jovem. Nossa geração precisa assumir um real compromisso com o nosso setor e o nosso País. Foram dois dias de muito aprendizado, dúvidas, desafios. Queremos ser líderes e não chefes, para desenvolver pessoas que fazem acontecer. O impossível não existe”, Ligia Valois (Sinduscon-DF)

 

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-JF
Sinduscon-RIO
Sinduscon-MA
ASBRACO
Sinduscon-Teresina
Sinduscon-CE
Sinduscon PR – Noroete
ADEMI-AM
Sinduscon-JP
Sinduscon-RN
SECOVI-SP
Sinduscon – Grande Florianópolis
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea