
AGÊNCIA CBIC
Serviço Social lança programa de aprendizagem sobre segurança do paciente

Neste Dia Nacional de Segurança do Paciente, celebrado nesta sexta-feira (01/04), o Serviço Social da Construção de São Paulo (Seconci-SP) lançou, em sua plataforma de Ensino à Distância, a Trilha de Aprendizagem em Qualidade e Segurança. Todos os colaboradores poderão aprender mais sobre as ações da entidade para assegurar qualidade e segurança no atendimento de seus pacientes.
A iniciativa é resultado de ação conjunta da Gerência Corporativa de Segurança do Paciente com o Comitê Corporativo de Segurança do Paciente e as áreas de Qualidade e Segurança dos Serviços de Saúde do Seconci-SP. Criada em julho de 2021, a Gerência está a cargo da enfermeira Lisiane Valdez Gaspary, que fica alocada na Unidade Central da entidade e que coordena também, junto à Superintendência do Instituto de Ensino e Pesquisa (Iepac), o Comitê Corporativo de Segurança do Paciente.
“Dentre as funções está a de propor e cooperar na elaboração, implantação e disseminação de normas, políticas, diretrizes e rotinas técnico-administrativas e assistenciais, atuando com as diversas Unidades do Seconci-SP na aplicação de estratégias e ações voltadas à melhoria dos serviços, visando mitigar os riscos inerentes às atividades desenvolvidas, com foco na melhoria da qualidade do serviço prestado e na segurança dos pacientes, acompanhantes, visitantes e colaboradores”, explica Lisiane.
A gerente acrescenta que o “Comitê Corporativo de Segurança do Paciente, formado por equipe multiprofissional e com representantes de todas as Unidades do Seconci-SP, tem como finalidade formular propostas, bem como o apoiar o aprimoramento e fortalecimento da cultura de qualidade e segurança do paciente, assim como assessorar a alta Direção das Unidades na harmonização de boas práticas, considerando padrões nacionais e internacionais de excelência”.
A corporação Seconci-SP compreende os 13 ambulatórios médicos e odontológicos no Estado de São Paulo, voltados exclusivamente para os trabalhadores da construção civil e seus familiares e também as Unidades, administradas pelo Seconci-SP, na condição de Organização Social de Saúde (OSS) em parceria com os governos municipal e estadual.
No âmbito da gestão pública estadual, são seis hospitais, seis Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs), o Serviço Estadual de Diagnóstico por Imagem (Sedi II) e o Centro Estadual de Armazenamento e Distribuição de Insumos de Saúde (Ceadis).
Sob a gestão em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde, estão os territórios Penha e Ermelino Matarazzo, que abrangem 47 Unidades de saúde e 69 serviços.
Políticas corporativas
Em 2021 foram aprovadas sete políticas corporativas:
- Política de Comunicação Efetiva,
- Segurança no Uso de Medicamentos de Alta Vigilância,
- Cirurgia Segura,
- Higienização das Mãos,
- Prevenção de Queda e de Lesões decorrentes de Queda,
- Gestão da Qualidade, e
- Segurança do Paciente.
Outros documentos também elaborados e aprovados foram o Programa de Qualidade e Segurança do Paciente, Manual de Gestão de Risco e Manual de Ferramentas da Qualidade.
“Em 2021, foram promovidos dois eventos corporativos, a Semana Internacional de Segurança do Paciente, em setembro, e o I Encontro de Boas Práticas Assistenciais dos Serviços de Saúde, em novembro. Para este ano, os principais desafios são a implantação de um Sistema Corporativo de Notificação de Incidentes, a expansão de cursos EAD voltados à Qualidade e Segurança, o monitoramento dos indicadores das Práticas de Segurança do Paciente e a elaboração de outras diretrizes estratégicas”.
Segundo Lisiane, “tem sido um grande momento fazer parte desse amadurecimento do Seconci-SP, no qual está sendo possível articular e promover as melhores práticas na corporação, gerando aprendizado organizacional e fortalecendo a cultura de segurança, um local onde todos ensinam e todos aprendem”.