Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

17/03/2020

Covid-19: Serviço Social faz recomendações para canteiros de obras

O Serviço Social da Indústria da Construção do Estado de São Paulo (Seconci-SP), como parceiro das empresas da construção civil na promoção de saúde e qualidade de vida nos canteiros, reuniu as principais orientações para evitar o contágio do coronavírus (Covid-19). A ideia é que os empresários divulguem as informações aos seus trabalhadores e empreiteiros, garantindo que todo o canteiro esteja orientado.

A entidade reforça que a principal medida de proteção é a higiene. Para isso, orienta:

  • Empresas a, obrigatoriamente, disponibilizarem água e sabão nos canteiros, para que os trabalhadores possam higienizar as mãos com frequência.
  • Trabalhadores para que higienizem, periodicamente também seus Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

Recomenda ainda a distribuir álcool gel 70% em vários lugares na obra e a evitar ao máximo a concentração de trabalhadores, como por exemplo no refeitório, elevadores, e em ambiente de treinamento.

Principais sintomas do Covid-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Coriza
  • Dor de garganta intensa
  • Dificuldade de respirar

Ao identificar um funcionário com esses sintomas, a recomendação é retirá-lo do convívio dos demais colegas e orientá-lo a procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) ou a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) mais próxima, tendo em vista que, por determinação do Ministério da Saúde, o coronavírus é uma doença de notificação compulsiva e os casos suspeitos têm de ser encaminhados para as unidades da rede pública de saúde.

A iniciativa integra o Mapeamento de Boas Práticas em Responsabilidade Social no setor da construção durante a pandemia do coronavírus e é parte integrante do ‘Projeto Responsabilidade Social e a Valorização do Trabalhador’, realizado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), em correalização com Serviço Social a Indústria (Sesi Nacional).

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-GO
Sinduscon – CO
Sinduscon-PE
SECOVI-SP
ASEOPP
Sinduscon-RS
Assilcon
Sinduscon – Foz do Rio Itajaí
Sinduscon – Norte
Sinduscon-PB
Sinduscon-AC
Sinduscon-Norte/PR
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea