Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

09/09/2019

Serviço Social da Construção promove palestra de Valorização à Vida

Neste ‘Setembro Amarelo’, quando se promove no mundo e em todo o país uma campanha de conscientização sobre a prevenção contra o autoextermínio, entidades como o Serviço Social da Indústria da Construção (Seconci Goiás) reforçam suas ações de promoção da saúde mental. A psicóloga clínica e organizacional da entidade, Thelma Pereira, realizará palestras com o tema ‘Setembro Amarelo – Valorização à Vida’ em pelo menos 12 obras. A expectativa é que cerca de 600 pessoas participem da programação.

As visitas aos canteiros de obras integram o projeto “Saúde Mental na Construção”, desenvolvido pelo Seconci Goiás desde 2017. Por meio do programa, já foram prestados 2.950 atendimentos até o momento, com orientações e atenção psicológica, além de encaminhamento para outras especialidades, como psiquiatria, quando necessário.

“Neste projeto esclarecemos a respeito dos transtornos mentais, seus sintomas e fatores de risco e também promovemos a conscientização para que as pessoas se sintam encorajadas a buscar ajuda”, revela Thelma Pereira, ao citar as barreiras do preconceito que muitas vezes impedem o tratamento da depressão e da ansiedade, especialmente entre os homens.

 

Para Thelma, é preciso vencer os tabus que giram em torno do tema e falar abertamente de forma correta e amorosa, no momento adequado, com as pessoas em sofrimento emocional. A psicóloga avalia que a escuta ativa, vinda de um familiar ou amigo, pode incentivar a pessoa a buscar o tratamento.

Ela afirma que, com as conversas nas obras e o acompanhamento individual, os trabalhadores da construção entendem a importância e seriedade do problema e acabam tornando-se multiplicadores dessa conscientização entre amigos e familiares.

“O impacto direto e indireto das palestras é muito positivo, pois os trabalhadores que participam do programa multiplicam esse conhecimento que adquiriram e ativa uma prática simples, mas que é importantíssima para a prevenção da depressão, da ansiedade e consequentemente do suicídio: a conversa”, frisa.

De acordo com o presidente do Seconci Goiás, Célio Eustáquio de Moura, o programa de Saúde Mental na Construção vai ao encontro da proposta da entidade de prestar uma assistência à saúde de forma ampla aos trabalhadores da construção.

“A iniciativa do Seconci tem grande relevância por promover a saúde integral do indivíduo, o que inclui a saúde mental, é claro. Os resultados são positivos, não só para os trabalhadores individualmente, mas também para todos os grupos sociais em que eles estão inseridos”, enfatiza..

 

Crescimento dos casos

Um estudo feito pela OMS e divulgado em 2017, aponta que em dez anos, de 2005 a 2015, os números de casos de depressão na população mundial aumentaram 18,4%. Ainda segundo o mesmo levantamento, o número de pessoas com transtornos de ansiedade registrou um crescimento de quase 15%, entre 2005 e 2015. Conforme citado anteriormente, a estimativa da Organização Mundial de Saúde é de que hoje mais de 320 milhões pessoas no planeta sofram com a depressão e outras 264 milhões com a ansiedade.

Thelma Pereira atribui, em grande parte, a alta prevalência da depressão e ansiedade nos dias de hoje ao atual cenário de mudanças sociais, políticas e econômicas. “O clima de instabilidade e de muitas mudanças pode afetar muito as pessoas que não estejam em equilíbrio emocional. Os jovens são os mais afetados pelo ambiente de transformações a seu redor, mas os adultos também estão suscetíveis, principalmente no cenário que vivemos hoje de desemprego e instabilidade econômica e política, o que pode gerar insegurança, baixa autoestima e irritabilidade”, ressalta a especialista.

Sobre o Setembro Amarelo

Cerca de 800 mil pessoas morrem por suicídio todos os anos no mundo, sendo esta a segunda principal causa de morte entre jovens com idade entre 15 e 29 anos. Contudo, conforme dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), nove em cada dez mortes por suicídio podem ser evitadas, destacando assim a importância do Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, comemorado em 10 de setembro e da campanha Setembro Amarelo – um movimento mundial de conscientização sobre a prevenção do suicídio. No Brasil, foi criado em 2015 pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), com a proposta de associar a cor ao mês garantindo mais visibilidade à causa.

 

 

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon – Grande Florianópolis
Sinduscom-SL
Sinduscon-BA
Sinduscon-Pelotas
SINDUSCON SUL CATARINENSE
Sinduscon-RR
Sinduscon-SE
Sinduscon-Teresina
ADEMI – BA
Sinduscon-SM
Ademi – AL
Sinduscon-PLA
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea