Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

02/07/2019

Senai e Amazon Web Services se unem para incentivar a educação no país

A Amazon Web Services (AWS), companhia Amazon.com (NASDAQ: AMZN), e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) promoverão conjuntamente projetos voltados à educação tecnológica no Brasil, por meio dos quais estudantes, docentes e pesquisadores terão acesso a programas educacionais da AWS sobre tecnologia, especialmente computação em nuvem.

A cooperação, por meio de programas de capacitação de profissionais, busca atender a demanda constante do mercado de mão de obra qualificada por tecnologia, em áreas como aprendizado de máquina, inteligência artificial e internet das coisas, entre outras relacionadas à computação em nuvem.

A colaboração fornecerá suporte, treinamento e eventos virtuais para a comunidade acadêmica do Senai, para que eles possam ser capacitados com o conteúdo dos programas globais da AWS em educação, pesquisa e inovação, como o AWS Educate e a AWS Academy.

“Estamos em um momento muito positivo. As instituições já entenderam os benefícios da tecnologia e estão procurando novas maneiras de usar os recursos da computação em nuvem.” Juntamente com o Senai, temos a oportunidade de fortalecer e capacitar uma nova geração de profissionais brasileiros, que serão inovadores e terão o conhecimento para trabalhar com as tecnologias mais avançadas “, afirma Max Peterson, vice-presidente de vendas internacionais do setor público da AWS.

“A parceria com a AWS vai ajudar o Senai a cumprir uma de suas mais relevantes missões, que é formar os profissionais que vão trabalhar com as novas tecnologias digitais”, afirma o diretor-geral do Senai, Rafael Lucchesi.

“A formação dos jovens e a requalificação dos trabalhadores é fator decisivo para que o Brasil se insira na quarta revolução industrial, criando oportunidades de empregos de qualidade”, complementa.

Programas cobertos:

  • O AWS Educate é uma iniciativa global da Amazon que oferece aos alunos e docentes os recursos necessários para acelerar o aprendizado relacionado à nuvem. Na parceria com o Senai, mais de 3.000 integrantes serão capacitados no primeiro ano de trabalho, tornando o Senai o maior polo do Brasil. A AWS também fornecerá créditos para o desenvolvimento de projetos de tecnologia em nuvem.

 

  • AWS Academy Cloud Foundation é um curso introdutório que fornece uma visão geral dos conceitos de nuvem, serviços principais da AWS, segurança, arquitetura, preços e suporte;
  • AWS Academy Cloud Architecting, um curso focado em especialização técnica em computação em nuvem e as habilidades necessárias para obter a certificação AWS Certified Solutions Architect.

No primeiro ano de trabalho, o Senai engajará 10 unidades de tecnologia de sua rede de faculdades no programa, impulsionando o treinamento e a certificação de profissionais focados em projetos de tecnologia em nuvem, que são amplamente procurados por empresas de tecnologia.

 

  • Criar soluções baseadas em nuvem para facilitar sua pesquisa e trabalhar com suas comunidades;
  • Criar provas de conceito ou benchmark para avaliar a eficácia de cargas de trabalho de pesquisa ou pacotes de dados na nuvem;
  • Realizar workshops e tutoriais para treinar sua comunidade.

A AWS fornecerá créditos para projetos em nuvem aos alunos participantes do projeto SENAI Saga de Inovação, que visa fomentar a inovação idealizada pelos alunos e docentes do SENAI, trazendo soluções para o setor nas mais variadas demandas.

 

  • AWS Activate, um programa de relacionamento com startups, no qual a AWS fornece uma infraestrutura econômica e fácil de usar para escalar e crescer. As startups têm os recursos de que precisam para começar rapidamente com a AWS, incluindo créditos, treinamento e suporte. Airbnb, Lyft e Slack estão entre as startups que participaram do programa.

 

(Com informações do Senai Nacional)

 

 

 

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-SP
Sinduscom-SL
Sinduscon – Vale
Sinduscon-PB
Sinduscon – Foz do Rio Itajaí
Sinduscon-GO
Sinduscon-Costa de Esmeralda
Sinduscon-SF
Sinduscon-PE
APEMEC
Sicepot-PR
Sinduscon-Norte/PR
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea