Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

06/03/2015

Sem Congresso, fazer ajuste nas contas fica difícil para governo

"Cbic"
06/03/2015

Zero Hora – 06 de março

Sem Congresso, fazer ajuste nas contas fica difícil para governo

POLÍTICA DIFICULDADE NO CAIXA RELAÇÃO ESTREMECIDA ENTRE Planalto e parlamentares pode fazer com que Executivo busque outros caminhos para alcançar a economia que precisa fazer neste ano para pagar juro da dívida Se não conseguir acertar os ponteiros com o Congresso, o Planalto terá dificuldades para colocar em prática o ajuste fiscal necessário para cumprir a meta de superávit primário. Para pôr as contas públicas em dia sem precisar pedir apoio aos parlamentares, o governo será obrigado a aumentar impostos ainda mais ou abrir mão de programas sociais.

Ao devolver ao Executivo a medida provisória que elevava a alíquota sobre a folha de pagamento das empresas, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB- AL), indicou que a relação estremecida com a presidente Dilma Rousseff pode impedir que o governo faça a economia necessária para pagamento de juro da dívida. Se não alcançada, a meta de 1,2% do Produto Interno Bruto (PIB), considerada bastante modesta por analistas, arranharia a credibilidade da nova equipe econômica perante investidores.

O governo pode estar superestimando o efeito de algumas das medidas de controle fiscal   afirma Fabio Alvim Klein, economista da Tendências Consultoria.

TARIFA SOCIAL DA ENERGIA TEVE BENEFÍCIO REDUZIDO 

 As estimativas de arrecadação também podem ser prejudicadas caso a economia se retraia. A alternativa para angariar mais sem precisar de apoio do Congresso seria aumentar o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) ou o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) por meio de medida provisória. Criação de um novo tributo ou a volta da CPMF exigiria suporte de três quintos dos parlamentares.

Para alcançar a economia necessária sem depender da vontade do Legislativo, o Executivo pode cortar programas sociais, como o Minha Casa Minha Vida. Há dois dias, excluiu 40% dos beneficiários do programa tarifa social, que dá desconto na conta de luz.

Cadu Caldas


"Cbic"

 

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
SECOVI-SP
SECOVI-GO
Sinduscon-MA
Sinduscon-AM
FENAPC
Ademi – ES
ASSECOB
Sinduson – GV
Sinduscon-PA
Ademi – PE
Sinduscom-SL
AEERJ – Associação das Empresas de Engenharia do Rio de Janeiro
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea