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08/05/2014

Selo verde certifica boas práticas

"Cbic"
08/05/2014

Valor OnLine

Selo verde certifica boas práticas

Rita Toscano: selo alia critério de meio ambiente e responsabilidade social

O mercado de certificações ambientais está em expansão no Brasil: de produtos florestais e alimentos ao setor de construção, os selos que atestam boas práticas ambientais chegam a registrar taxas de crescimento de até 51% ao ano – caso de certificações como a americana Leed, voltada à construção civil. De olho nesse mercado, a TÜV Rheinland do Brasil, empresa de origem alemã que atua no ramo de certificação, lançou em 2013 o selo Rodovias Verdes, destinado à certificação de rodovias com base em critérios sociais e ambientais.

O público alvo do selo são os grupos privados que operam as principais estradas brasileiras desde que o processo de concessões de rodovias teve início, no final da década de 1990. De lá para cá, cresceu também a demanda por sistemas de gestão ambiental, como a ISO 14001, e o mercado de capitais passou a observar indicadores de desempenho nas esferas social, ambiental e de governança corporativa – tendência que ficou evidente com a criação do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da BM&FBovespa. "Com o processo de privatização das rodovias, identificamos que havia uma oportunidade de mercado para um selo que aliasse critérios de meio ambiente e responsabilidade social", explica Rita Toscano, coordenadora da área de construção sustentável da TÜV Rheinland do Brasil.

A inspiração, segundo Rita, veio de selos com perfil semelhante que já são concedidos fora do Brasil – caso do francês Certivea Route Durable e do americano Greenroads – este criado na Califórnia e voltado ao uso de materiais alternativos nas rodovias, como asfalto fabricado com pneus reciclados. "Construímos um selo que combina demandas socioambientais existentes no exterior, mas adaptado à realidade brasileira", diz Rita. Critérios sociais, como boas práticas trabalhistas, registro na carteira de trabalho e combate ao trabalho infantil também foram incluídos.

Para obter o selo, a empresa detentora da concessão de rodovia precisa, em primeiro lugar, pontuar em pré-requisitos obrigatórios, como a realização de EIA-RIMA (estudo e relatório de impactos ambientais, uma exigência da legislação), gerenciamento de resíduos, gestão de ruído, prevenção da poluição, gestão do pavimento, entre outros. Depois, a empresa é avaliada e pode obter pontos em itens mais específicos, como gestão de riscos, água e ambiente, materiais e recursos, acessibilidade, equidade, materiais e tecnologias de pavimentação. A certificação tem quatro graus – básica, prata, ouro e platina.

 


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