Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

23/08/2021

Seconci-SP alerta que periodontite agrava casos de Covid-19

Cuidar da saúde bucal faz bem para todo o corpo. Este conceito ganha muita força devido a um estudo realizado em pacientes que contraíram a Covid-19, alerta a dra. Gabriela Tamashiro, dentista do Serviço Social da Construção Civil do Estado de São Paulo (Seconci-SP). Os pesquisadores avaliaram radiografias da boca desses pacientes e observaram que aqueles com a forma mais grave de periodontite (doença caracterizada pela inflamação da gengiva) tinham um risco três vezes maior de serem intubados, internados na UTI ou morrerem por causa da Covid-19.

“Isso nos mostra que a periodontite pode levar a uma inflamação sistêmica que vai além da boca. Assim, se a pessoa tem algum tipo de infecção bucal, seja cárie, um dente com grande destruição passível de extração, sangramento da gengiva, esses são sinais de que há algo errado na boca, com grande proliferação de bactérias, que gera uma inflamação, podendo levar a uma baixa imunidade”, diz.

De acordo com a dentista, quando temos baixa imunidade por uma boca não saudável, caso a pessoa contraia Covid-19, as chances de ter complicação são grandes. Assim, deve-se procurar tratamento dentário.

A dra. Gabriela ressalta que a doença gengival não causa Covid-19. “Ter uma escovação regular e correta, fazer uso do fio dental e visitas regulares ao dentista são as únicas formas de controlar a periodontite e a saúde bucal e ter uma boa imunidade”.

(Com informações do Seconci-SP)

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Assilcon
Sinduscon-AC
Sinduscon Chapecó
Sinduscon-AL
Sinduscon-MS
SECOVI-SP
Sinduscon-JP
Sinduscon-BNU
Sinduscon-Caxias
Sinduscon – Norte
Sinduscon-Teresina
Abrainc
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea