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Agência CBIC

14/11/2017

Seconci Itinerante leva saúde e atendimento social para a construção civil do DF

Cuidar da saúde dos trabalhadores é o propósito do programa Seconci Itinerante. Há 6 anos, uma equipe formada por técnicos de Enfermagem e assistente social percorre obras do DF para realização de exames como pressão arterial, glicemia capilar, acuidade visual, peso e altura para o cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC) e atendimento social por meio de entrevista com a assistente social do Seconci-DF. Nesta entrevista são colhidos dados que traçam o perfil social de quem atua no setor da construção civil.

Nesses anos, o programa já realizou mais de 9 mil atendimentos aos trabalhadores, seja nos canteiros ou nos escritórios. A recompensa por este trabalho está na mudança de hábitos daqueles que têm alguma alteração nos exames realizados. “Depois do programa, os funcionários começaram a cuidar mais da alimentação e também da saúde com a realização de atividades físicas. Tivemos, por exemplo, uma funcionária que perdeu 10 quilos depois que participou dos exames na empresa”, conta a coordenadora de recursos humanos da Apex Engenharia, Deusilene Bidô, ao receber a equipe na empresa pela terceira vez.

O gerente médico do Seconci-DF, Daniel Honda, explica a importância do programa e como os procedimentos realizados podem influenciar no dia a dia de trabalho dos funcionários. “Os exames realizados pela equipe funcionam como um check-up para o trabalhador. Quando detectada alguma alteração, há orientação sobre os cuidados gerais e, havendo necessidade, o encaminhamento para o posto de saúde para um atendimento mais específico”, explica Daniel.

Assim como a parte de Medicina, a presença da assistente social reforça a importância do Seconci como serviço social na resolução das possíveis demandas encontradas. A assistente social explica como é desenvolvido o questionário respondido durante as visitas e o que é feito após a presença da equipe nos canteiros. “É realizado um relatório com todos os dados mensurados, tanto da equipe de enfermagem, quanto do questionário social para que a empresa tenha acesso as demandas apresentadas pelos colaboradores. Oferecemos acompanhamento pós-itinerante e, havendo necessidade, serão realizadas visitas domiciliares e encaminhamentos para que o trabalhador possa ter acesso às políticas públicas disponíveis”, finaliza Maythê.

(Com informações do Seconci-DF)

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