Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

13/12/2019

Seconci Florianópolis recebe Prêmio de Reconhecimento Social da CBIC

Com 22 anos de existência, o Serviço Social da Indústria da Construção Civil da Grande Florianópolis (Seconci-Fpolis), vem prestando um papel fundamental para o setor. “A entidade tem uma visão de futuro e consciência de sua função perante a sociedade e vem ganhando a confiança de empresários e trabalhadores da construção civil, tornando-se hoje uma referência, graças a suas ações no campo de segurança e de assistência ao trabalhador”, explicou o presidente do Seconci-Fpolis, Marco Aurélio Alberton, ao ser agraciado na categoria ‘Reconhecimento Social’ do Prêmio de Responsabilidade Social da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). O evento, promovido em correalização com o Serviço Social da indústria (Sesi Nacional), foi realizado nesta terça-feira (10), em Brasília.

Todos os anos um Serviço Social da Indústria da Construção (Seconci) é agraciado pela data de antiguidade. Neste ano, o Seconci Florianópolis foi escolhido por seu relevante papel para o setor da construção. A entidade disponibiliza serviços em medicina ocupacional, assistencial, odontologia, segurança do trabalho, assessoria às empresas no cumprimento das exigências do Ministério do Trabalho, dentre outros serviços.  “Com uma equipe profissional e comprometida, conseguimos promover a qualidade de vida dos colaboradores do setor, além de auxiliar na conformidade legal e produtividade das construtoras atendidas. É uma entidade feita de pessoas para pessoas”, destacou Alberton.

Objetivando a melhoria das condições de trabalho na indústria da construção, a nova sede do Seconci-Fpolis foi inaugurada em julho de 2019, em local de fácil acesso e com capacidade para ampliação dos atendimentos. “Sabemos do nosso relevante papel para o trabalhador e para as empresas, por meio de projetos e ações que visam diminuir acidentes nos canteiros de obra e auxiliar no cuidado da saúde dos colaboradores”, frisou.

Presidente do Seconci-Fpolis, Marco Aurélio Alberton

Um destaque da atuação proativa da entidade é a campanha ‘Obra Mais Segura’, que visa contribuir com a melhoria das condições de segurança do trabalho, reduzindo acidentes na construção civil. De acordo com Alberton, levar a ideia também para unidades escolares tem o propósito de transformar os estudantes de Ensino Médio em multiplicadores de normas de segurança. “Muitas vezes este jovem pode ter um pai, um tio, um amigo na construção civil e ele pode levar esses conceitos de segurança até eles. Além disso, muitos desses adolescentes no futuro poderão ser engenheiros, arquitetos, empresários do setor e já terem essa consciência do que é correto, dos cuidados necessários com a segurança, seja no canteiro de obras ou em casa”, observou Marco.

Desde o lançamento do projeto está sendo feito um mapeamento dos riscos nas obras associadas ao Sinduscon e contribuintes do Seconci da Grande Florianópolis, por meio de vistorias e ferramentas de auditorias. “Além disso, identificamos riscos nos canteiros com o objetivo de reduzir acidentes e doenças ocupacionais no setor da construção civil e oferecemos auxílio para gestão e implantação do Programa de Condições e Meio Ambiente do Trabalho na Indústria da Construção (PCMAT) e dos projetos de proteção coletiva”, detalhou o presidente da entidade.

Com 130 empresas associadas, os números falam por si nessas mais de duas décadas de atuação do Seconci-Fpolis:

  • 946 consultas clínicas e ocupacionais;
  • 653 trabalhadores monitorados nos canteiros de obras;
  • 850 monitoramentos de canteiros de obras;
  • 108 trabalhadores capacitados.

O Prêmio de Responsabilidade Social da CBIC Edição 2019 reuniu cerca de 280 empresários e profissionais do setor da construção, autoridades dos Poderes Executivo, Legislativo e representantes da imprensa. Os vencedores ganharam a estatueta idealizada pelo artista plástico Omar Moreira, certificado de reconhecimento com a chancela da CBIC e recursos em dinheiro que deverão ser destinados aos projetos vencedores.

Vencedores Edição 2019:

Categoria Empresa – Projeto: Emboço Social, Riomix Argamassa
Categoria Seconci – Projeto: Sorrisos que Constroem o Brasil, Seconci Paraná
Categoria Reconhecimento Social – Seconci Florianópolis

A premiação tem interface com o projeto ‘Prêmio de Responsabilidade Social’ da CBIC em correalização com o Sesi Nacional.

 

 

 

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Ademi – SE
Sinduscon-SM
Associação Nacional de Correspondentes Caixa Aqui
Sinduscon-AC
Sinduscon-RN
Sinduscon-Porto Velho
Ademi – ES
Sinduscon-SF
Sinduscon-TO
Sinduscon-Joinville
Sinduscon Chapecó
Sinduscon-PB
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea