Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

16/05/2025

Seconci-DF: Saúde da mulher na construção

Novo serviço médico ginecológico tem foco nas trabalhadoras e é mais um benefício para quem atua no setor no Distrito Federal

As trabalhadoras da construção que atuam no Distrito Federal contam agora com acesso ao serviço médico ginecológico gratuito oferecido pelo Serviço Social da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Seconci-DF). No primeiro dia de atendimento, realizado em 14 de maio, foram cerca de 20 trabalhadoras atendidas e, a partir de agora, o serviço está disponível uma vez por semana.

O presidente do Seconci-DF, Carlos Eugênio de Faria Franco, explicou que a expansão dos serviços médicos era uma demanda antiga da diretoria e pedido das mulheres que estão no setor. “Hoje a importância das mulheres na construção é tão ou maior do que o homem por dois motivos: pela competência profissional em nível de engenharia e como operária de obra pela qualidade dos serviços que elas apresentam. Nós como serviço social do setor estamos atentos às demandas das trabalhadoras e sua saúde está incluída nessa preocupação com a chegada do atendimento ginecológico”, disse Carlos Eugênio.

A ginecologia representa um importante benefício oferecido às colaboradoras do setor, garantindo acesso a cuidados especializados, com qualidade, acolhimento e responsabilidade. A inclusão do atendimento ginecológico se soma a outras especialidades já disponíveis, como clínica médica, urologia, oftalmologia, psicologia, assistência social e odontologia fortalecendo ainda mais o papel do Seconci-DF na promoção da saúde integral dos profissionais da construção civil.

A primeira paciente atendida pelo novo serviço médico foi a copeira Daniele Oliveira Gonçalves, da associada Inco empreendimentos imobiliários. De acordo com ela, ter a possibilidade de um atendimento como este, sem custo, e com qualidade é muito bom. “Eu fiquei sabendo do novo serviço durante a visita das meninas do Seconci Presente e agendei a consulta. Hoje, a maior dificuldade é encontrar médico na rede pública e saber que tem no Seconci e está disponível para quem atua no setor é muito bom. O atendimento foi excelente”, contou Daniele.

Uma das primeiras pacientes do novo serviço médico, a técnica de segurança do trabalho Ednalva Amorim, da associada EMPLAVI, contou que o atendimento foi muito tranquilo e se sentiu muito acolhida pela equipe do consultório ginecológico. “Tirou todas minhas dúvidas e eu achei interessante que não foi só uma consulta: teve também a ecografia. É excelente saber que o Seconci está com um olhar mais voltado para a mulher, e de forma completa”, contou Ednalva.

É importante ressaltar que o atendimento ginecológico, assim como os demais serviços assistenciais do Seconci, não tem nenhum custo ao trabalhador das empresas que são parceiras e apoiam a obra social do Seconci-DF. “Com esse novo atendimento, damos um passo no cuidado integral dos trabalhadores e trabalhadoras da construção civil. Fechamos o ciclo de atendimentos em relação à medicina preventiva com clínica médica e oftalmologia, urologia para prevenção dos cânceres do homem e agora, ginecologia fazendo a prevenção de doenças mais prevalecentes nas mulheres”, explicou Maurício Nieto, gerente médico do Seconci-DF.

Fonte: Seconci-DF

COMPARTILHE!

Data

Este Mês
Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon Chapecó
Sinduscon-PLA
SECOVI-SP
Sinduscon-Norte/PR
Sinduscon-DF
Sinduscon-SE
Ademi – AL
Sinduscon-BA
SINDICIG
Ademi – ES
Sinduscon-RIO
Sinduscon-RR
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.