AGÊNCIA CBIC
São José do Rio Preto adere ao projeto “O Futuro da Minha Cidade”
Ao longo das últimas décadas o rápido processo de urbanização nas cidades brasileiras trouxe uma série de desafios, desde a necessidade de gestão eficiente de recursos naturais até a importância da adequação da infraestrutura para atender a uma população em constante expansão.
Diante do aumento da urbanização, que tem apresentado desafios significativos, e frente às mudanças necessárias para um crescimento saudável entre cidadão e cidade, São José do Rio Preto, no interior de São Paulo, anuncia sua integração ao projeto “O Futuro da Minha Cidade”. A iniciativa, promovida pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), com correalização do Serviço Social da Indústria (Sesi), acontece na segunda-feira, 27 de novembro, e realiza discussões sobre propostas que moldarão o futuro da comunidade. O evento conta com a correalização local da Associação Comercial e Empresarial de São José do Rio Preto (ACIRP) e do SindusCon-SP.
A cidade é a 31ª a aderir ao projeto, que visa desenvolver um trabalho de governança colaborativa, engajando a sociedade civil organizada, empresário e administradores locais em um diálogo construtivo acerca das perspectivas futuras da cidade, além de fomentar iniciativas que impulsionam o progresso local e aprimorem o bem-estar da comunidade, por meio da implementação de soluções voltadas para a sustentabilidade urbana.
“O Futuro da Minha Cidade chega à Rio Preto como uma oportunidade para enfrentar os desafios de frente, envolvendo a comunidade local em discussões que visam a construção de soluções inovadoras e sustentáveis para as demandas urbanas em crescimento”, ressaltou Nilson Sarti, vice-presidente de Meio Ambiente e Sustentabilidade da CBIC.
O diretor regional do SindusCon-SP, Rafael Luis Coelho, destacou que o debate sobre a governança colaborativa de São José do Rio Preto nasce como um processo evolutivo das políticas públicas, de decisão coletiva formal, com uma estrutura de gestão com múltiplos participantes interdependentes formados pelo mercado, sociedade civil e o poder público. “Todos buscando o consenso em deliberações inclusivas e com relações de confiança para alcançar o objetivo comum, qual seja o futuro sustentável de nossa cidade”, disse.
Para o vice-presidente da ACIRP, Osvaldo Luis do Nascimento, a adesão ao projeto demonstra o compromisso da cidade em abordar proativamente os desafios urbanos e trabalhar em colaboração com seus cidadãos para construir um futuro mais sustentável e próspero para todos. “A governança colaborativa em nossa cidade irá oferecer à sociedade uma estrutura inclusiva e colaborativa para a garantia da sustentabilidade da cidade. É uma necessária mobilização social pavimentando o futuro da nossa cidade”, apontou.
Serviço – Evento de Sensibilização do projeto O Futuro da Minha Cidade em São José do Rio Preto
DATA: 27 de novembro de 2023 (segunda-feira)
HORÁRIO: 17h30
LOCAL: Parque Tecnológico de São José do Rio Preto (Avenida Abelardo Menezes, 1001), São José do Rio Preto (SP).
Inscreva-se gratuitamente: https://www.sympla.com.br/o-futuro-da-minha-cidade__2250520
O tema tem interface como o projeto “O Futuro da Minha Cidade”, da Comissão de Meio Ambiente (CMA) da CBIC, em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi).