
AGÊNCIA CBIC
Saneamento: plano para universalização do serviço deve estar pronto em julho
O Ministério das Cidades deve começar ainda neste mês de abril uma série de audiências públicas para discutir o Plano Nacional de Saneamento Básico (Plansab), que prevê metas a serem alcançadas pelo país até 2030.
A expectativa é de que o documento seja finalizado em junho deste ano e o decreto assinado pela Presidência da República até julho de 2011.
O Plansab, além de fazer um diagnóstico da realidade do saneamento do Brasil nas áreas de abastecimento de água, esgotamento sanitário, coleta e destinação do lixo doméstico e drenagem urbana, determina a universalização do saneamento básico nos próximos 20 anos.
Para o presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Paulo Safady Simão, a elaboração do Plansab é importante para que o país tenha um direcionamento.
No entanto, defende que as ações devam ser mais objetivas.
A CBIC elaborou o programa Sanear é Viver, com ações para a melhoria do saneamento básico no país.
"Temos que ter também um projeto prático e objetivo para resolver o problema, se não vamos ficar só no diagnóstico e nos programas de longo prazo. E vai acontecer o que tem acontecido: a gente consegue organizar melhor, colocar dinheiro, contratar, mas não consegue avançar, porque não estamos organizando a base devidamente", diz Paulo Simão.
Fonte: Agência Brasil.