Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

07/03/2012

Salvador tem 60% dos casos de leptospirose

"Cbic"
07/03/2012 :: Edição 281

 

A Tarde – Últimas Notícias/BA 07/03/2012
 

Salvador tem 60% dos casos de leptospirose

A capital baiana registrou 108 (60,3%) dos 179 casos confirmados de leptospirose notificados pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesab) na Bahia no ano passado. Oito pessoas morreram na capital em 2011 por causa da doença. Em todo o Estado, foram 19 mortes.
 Segundo a sanitarista  Luciana Guimarães, do Grupo de Trabalho de Leptospirose da Divisão de Vigilância Epidemiológica (Divep) da Sesab, a leptospirose é uma doença aguda "com alta incidência, associada às condições de pobreza e variações sazonais, e  causada por uma bactéria (leptospira) transmitida pelo contato com água contaminada pela urina do rato".
 A leptospirose é uma das doenças que têm em áreas com saneamento básico deficitário um terreno fértil para prosperar.
 "Salvador é a capital brasileira campeã em leptospirose", acusa o professor em saneamento da Escola Politécnica da Ufba Luiz Roberto Moraes. Ele critica a Prefeitura de Salvador por ainda não ter instituído uma política municipal de saneamento básico.
 Precariedade –  Enquanto isso, condições sanitárias ruins preocupam a diarista Maria Izabel Santos da Luz, 42, moradora da Rua Osvaldo Neves, em Periperi, no subúrbio soteropolitano. "Minha filha Yasmim, de 13 anos, já pegou hepatite B e foi picada no joelho esquerdo por um mosquito, pegou uma infecção e a perna dela está inchada. O médico não soube diagnosticar", contou, lamentando que a rede de esgoto ainda não tenha chegado a todas as casas. "Aqui à noite tem muito mosquito", disse.
 A Sesab relacionou pelo menos 20 tipos de patologia,  associadas às condições sanitárias, que geraram internações em 2011.
 Os dados mostram que foram realizadas 54,1 mil internações no Estado, por conta de diarreias, gastroenterite, infecções intestinais e outras doenças. Foram ainda 30 casos de cólera, 58 de febre tifoide e 294 de leishmaniose, 201 do tipo visceral, transmitido por picada de mosquito.
 A chefe do setor de informações em zoonoses da SMS, Ana Galvão, informou que  a secretaria trabalha com a investigação dos casos de leptospirose nas áreas de contaminação.
 "Depois disso, bloqueamos o foco, com a desratização, e comunicamos aos órgãos de limpeza", afirmou a gestora.

"Cbic"

 

COMPARTILHE!

Data

Este Mês
Parceiros e Afiliações

Associados

 
ABEMI
Sicepot-RS
ASSECOB
Sinduscon Anápolis
ASEOPP
Sinduscon – Vale do Piranga
SECONCI BRASIL
Sinduscon-CE
Sinduscon-MT
Sinduscon-RO
SINDUSCON SUL CATARINENSE
Ascomig
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.