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21/11/2012

Saint-Gobain vai apostar mais no setor de construção

"Cbic"
21/11/2012

Valor Econômico/BR

 

Saint-Gobain vai apostar mais no setor de construção

Grupo frânces cresce 2% e avalia investir R$ 400 milhões

Ivo Ribeiro

O grupo francês Saint-Gobain, que produz e distribui materiais de construção, fabrica vidros, cerâmicas industriais, abrasivos e tem operações de mineração no Brasil, estima fechar este ano com crescimento em linha com o PIB do país – de 1% a 2%, no máximo. Esse foi um ano muito difícil para a área industrial, afirmou Benoit d'Iribarne, em sua primeira entrevista desde que assumiu o comando da subsidiária da região do Cone Sul (Brasil, Argentina e Chile) em janeiro.

Os estímulos fiscais do governo brasileiro, como a redução do IPI para carros e bens eletrodomésticos, trouxeram melhoria no segundo semestre. Este ano, em termos de desempenho, deverá ficar no patamar de 2006/2007, afirmou o executivo, com 26 anos de carreira no grupo. Como delegado-geral da Saint-Gobain para a região, baseado em São Paulo, ele traz experiência do Leste europeu, México, Índia e China.

Dona de marcas tradicionais no país, como Brasilit (telhas e caixas d'água), Quartzolit (argamassas) e Telhanorte (varejo de materiais de construção), no ano passado a multinacional francesa faturou R$ 6,4 bilhões no Brasil.

Para Iribarne, de 51 anos, um problema que merece atenção no Brasil é a defesa comercial dos negócios. Hoje, o maior perigo para o país é a China que, no caso do vidro plano (usado na construção civil e em automóveis), está invadindo o mercado doméstico com práticas de dumping.

A indústria chinesa desse material, com 220 fábricas em operação, informou o executivo, responde por metade da capacidade instalada no mundo e 30% da sua produção é destinada à exportação com práticas desleais de comércio. Por isso, ainda neste mês, por meio da Abividro, o setor quer ingressar com um pedido de ação antidumping contra o vidro plano importado, em especial o chinês.

A entrada de material estrangeiro já responde por 30% do mercado nacional e dois terços do vidro plano importado têm procedência chinesa, segundo Iribarne. Veja nosso caso: acabamos de pôr em operação uma nova linha em Jacareí (SP), com investimento de US$ 250 milhões.

O executivo, que teve uma audiência recente em Brasília com o ministro Fernando Pimentel (do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior-MDIC), diz que o Brasil tem capacidade instalada suficiente para atender a demanda doméstica desse tipo de vidro. A multinacional francesa atua nesse segmento por meio Cebrace e da controlada Sekurit.

O custo da energia e dos gás natural, insumos importantes na indústria vidreira e de outros produtos, foi outro tema abordado com o ministro. Não é possivel competir com o gás valendo entre US$ 12 e US$ 14 por MBTU se o insumo, importado dos EUA, consegue chegar, no caso do Chile, na faixa de US$ 10.

Iribarne não acredita que a indústria conseguirá a redução de 20% no custo da energia conforme anunciado recentemente pelo governo, valendo a partir de 2013. Ela está muito posicionados no mercado livre, que não foi contemplado e cujos contratos são de longo prazo. Segundo afirmou, o governo tem conhecimento disso.

O grupo francês, no Brasil desde 1937, todavia, vê oportunidades de expansão no Brasil e estima investir entre R$ 300 milhões e R$ 400 milhões no próximo ano para ampliar o portfólio de negócios. Temos várias opções, mas estamos analisando as condições econômicas e de competitividade do país, afirmou Iribarne.

Essa análise passa por pontos que considera cruciais, como a defesa comercial, o custo da energia e do gás, a legislação trabalhista (muito rígida, comparada com Alemanha e EUA) e a carga tributária (tem de mexer e fazer unificação do ICMS). Em dois pontos, o câmbio e a taxa de juro, ele diz que houve significativa melhoria.

Segundo Iribarne, a expansão dos negócios se voltará mais para a produção e distribuição de materiais de construção, operados por empresas como Brasilit, Quartzolit, Placo, Cebrace e Telhanorte. No passado, a expansão ficou mais focada na divisão industrial.

A área de distribuição, que ganhou corpo em 2000, com a aquisição da rede Telhanorte, já responde por 20% do faturamento no país. Mundialmente, está em torno de 45% da receita. A região Nordeste é o alvo para expansão da marca, que tem concentração das suas 38 lojas em São Paulo, Minas Gerais e Paraná. Estamos avaliando mercados como o do Grande Recife, informou.

Mas quer certificar de que o crescimento da demanda na região, na casa de dois dígitos, vai se manter. Os grandes investimentos do governo e do setor privado vão acontecer mesmo, pergunta Iribarne. Quer ter certeza para tomar decisões mais agressivas. Assim, não descarta a possibilidade de aquisição de redes locais para entrar nesses mercados. A estratégia do grupo é: se há desconfiança, remete o lucro como dividendos; se o cenário for otimista, reinveste no país, afirma.

O conglomerado Saint-Gobain, fundado em 1665, tem operações em 64 países. Com 195 mil funcionários, no ano passado teve receita de ? 42,1 bilhões. No Brasil tem 56 fábricas, 41 centros de distribuição e dez mineradoras, além das lojas da Telhanorte.

 


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