Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

22/02/2024

Saiba sobre a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho

A Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT) é um evento em que são direcionadas atividades à prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. Esta Semana é uma atividade obrigatória para todas as Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (CIPAs), prevista em lei, de acordo com a NR-5 e a Portaria nº 3.214. 

A iniciativa existe para a troca de informações dentro da empresa e contribui ativamente para a redução de acidentes de trabalho.  Todos os trabalhadores estão sujeitos a estresse, cansaço e insatisfações pessoais e profissionais, por isso, a importância da SIPAT. 

Entre os assuntos que devem ser abordados, é importante destacar o combate ao assédio nos ambientes de trabalho. Diante de tudo isso, a SIPAT é uma exigência legal, mas também uma estratégia para promover uma maior eficácia na execução de tarefas, diminuir os riscos e os casos de afastamento, proporcionando, assim, um maior bem-estar para todos os trabalhadores, é claro, para a empresa. 

Para elaborar e executar a SIPAT é preciso planejamento. O primeiro passo, é determinar quem serão as pessoas responsáveis pela organização do evento. Se a empresa tem uma CIPA forte e bem articulada, essa equipe deverá cuidar do trabalho e inclusive programar os temas a serem abordados. Orienta-se que haja, pelo menos, uma pessoa com experiência em eventos como esse para participar dessa organização, o que não impede que haja a participação de outros colaboradores. Dessa forma, é possível convidar, em especial, aqueles envolvidos com o departamento de Recursos Humanos. 

Após a delegação de funções, é preciso que haja divulgação interna do evento para envolver os colaboradores e engajá-los durante a Semana. 

Por fim, destaca-se a necessidade de obter as impressões dos participantes da SIPAT ao final do evento é fundamental para que você descubra o quanto a semana de prevenção foi efetiva e realmente fez diferença para os trabalhadores.

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon – CO
Ademi – AL
Sinduscon-PE
Assilcon
Ademi – GO
Ademi – PE
Sinduscon Chapecó
Sinduscon-ES
Aconvap
Sinduscon-PR
Sinduscon – Foz do Rio Itajaí
Ademi – DF
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea